Ir direto para menu de acessibilidade.

III Seminário Riec

Início do conteúdo da página

Palestrantes

 

Profa. Dra. Maria Cândida Moraes

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (1996). Mestrado em Tecnologias Educacionais pelo Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE (1975). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB/DF e pesquisadora do grupo internacional consolidado Grupo de Investigación y Asesoramiento Didáctico (Giad) da Universidade de Barcelona. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, por mais de 10 anos. Coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes (Ries) da Universidade de Barcelona. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ecotransd – Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade (UCB-DF), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5438109402800417

 

Prof. Dr. Juan Miguel González Velasco (México)

Postdoctorado (Profesor) Universidad Católica de Brasilia. Prácticas Educativas Transcomplejas. Doctor Honoris causa Universidad Simón Bolívar. Barranquilla Colombia. Doctor (Ph.D.) en Educación Superior Philosophycal Doctor Universidad Mayor de San Andrés Bolivia- Universidad de Bremen Alemania. Tesis Doctoral: La Evaluación basada en la Investigación como teoría de aprendizaje y enseñanza metacompleja generadora de conocimiento Mención: Summa Cum Laude. Magíster en Educación Superior Mención Psicopedagogía (Evaluación de los Aprendizajes) Centro de Estudios Psicopedagógicos y de Investigación Cepies-UMSA Summa Cum Laude. Especialista en Didáctica y Educación Superior UMSA, Bolivia. Diplomados en Metodología de la Investigación y en Fundamentos Psicopedagógicos UMSA. Licenciado en Farmacia. Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo-México. Por Excelencia en su Generación. Profesor e investigador Asociado de la Universidad Simón Bolívar de Barranquilla Colombia a nivel Doctoral y Postdoctoral. Profesor Invitado de la Universidad de Barcelona, España. Miembro de la Red Internacional de Escuelas Creativas: Construyendo las escuelas del siglo XXI – Riec. Miembro internacional Grupo Giad. Universidad de Barcelona. España. Miembro del grupo Releduc Universidad Simón Bolivar, Barranquilla Colombia. Inscrito a Colciencia. Profesor Invitado de la Universidad Católica de Brasilia, Brasil. Profesor Titular Universidad Mayor de San Andrés, La Paz, Bolivia Conferencista Internacional en temas de Educación Compleja en varios países de América y Europa. Autor, coautor, editor de diferentes publicaciones nacionales e internacionales sobre Investigación, Educación, Didáctica, Currículo y Evaluación. Autor de obras como Nuevos Horizontes de la Educación: De la Complejidad a la Transdisciplinariedad: Hacia el Pensamiento del Sur. Evaluación Metacompleja. Teoría Educativa Transcompleja, Investigación Científica Compleja y Religaje Educativo.

Web personal: www.transcomplejidad.org

 

Prof. Dr. Juan Miguel Batalloso Navas

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Sevilha (Espanha). Graduado e licenciado em Filosofia e Ciências da Educação. Orientador escolar e formador de professores. Durante sua longa trajetória profissional, foi professor de Ensino Fundamental, orientador psicopedagógico, diretor de Escolas e chefe do Departamento de Orientação dos Institutos de Educação Secundária da Espanha. É autor de livros e diversos artigos, além de conferencista nacional e internacional, atuando especialmente no México, Peru, Bolívia e Brasil. Participou de diversas publicações e organizou várias obras. Tendo ministrado vários cursos e conferências sobre Paradigma Educativo Emergente, Avaliação Educacional, Educação em Valores e Compreensão leitora.

 

Profa. Dra. Patrícia Limaverde

Bióloga, Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professora efetiva da Universidade Estadual do Ceará. Coordena o Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia - ProfBio/Uece. Coordenadora do projeto de pesquisa Tecer - Transdisciplinaridade e Ecologia dos Saberes: Currículo, Educação e Resistência, da UECE. Membro do Grupo de pesquisa Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação (Ecotransd - CNPq), colaborando na linha de pesquisa Currículo Ecossistêmico. Atua principalmente nos seguintes temas: Currículo e Etnocurrículos; Biologia do Conhecer; Biologia Cultural; Transdisciplinaridade; Pensamento Complexo e educação ambiental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1998288702434818

 

Profa. Ms. Lindalva Pessoni Santos

Professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas e professora da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás. Mestre em Educação pela UFG (2011); Especialista em Formação sócio- econômica do Brasil (2002- UNIVERSO); Linguagem e Matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental (1997-UFG); Planejamento Educacional (1993-UNIVERSO); graduada em Pedagogia (1989-UFG). Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (UFT) coordenado pela Dra. Maria José de Pinho e Dr. João Henrique Suanno (UEG) e coordenadora do Projeto de Pesquisa Escolas criativas e inovadoras. Parecerista da Revelli – Revista de Educação, Linguagem e Literatura da (UEG-Inhumas) e Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Inhumas. Professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação e Linguagem, Cultura e Ensino (UEG-Câmpus Inhumas). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, formação docente, práticas pedagógicas, avaliação, educação infantil, gestão escolar, educação interdisciplinar e transdisciplinar.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8331676592474890

 

Profa. Dra. Marilza Vanessa Rosa Suanno

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994). Membro do Grupo de Pesquisa Ecotransd – Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade (UCB) coordenado pela Dra. Maria Cândida Moraes. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI - Riec (Coord. UB/Espanha e Unibave/Brasil). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação (UFG). Professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação (UEG - Câmpus Inhumas).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7736117519324293

 

Prof. Dr. João Henrique Suanno

Professor da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona – 2014. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2013). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1991). Membro do Grupo de Pesquisa Ecotransd – Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade (UCB) coordenado pela Dra. Maria Cândida Moraes. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (UFT) coordenado pela Dra. Maria José de Pinho e Dr. João Henrique Suanno. Membro da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes: uma comunidade de conhecimento para uma nova consciência - Ries (Coord. UCB/Brasil e UB/Espanha) e da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI - Riec (Coord. UB/Espanha e Unibave/Brasil). Professor do PPGSS Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – Mielt/UEG. Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação (UEG - Câmpus Inhumas).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0083918417985786

 

Prof. Dr. Carlos Cardoso Silva

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialização Lato Sensu em Gestão da Escola Pública pela Universidade Federal de Goiás (1995). Especialização Lato Sensu em Administração Escolar pelas Faculdades Integradas de São Gonçalo (1991). Graduação em Psicologia Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1990).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6544068576312225

 

Profa. Dra. Maria Glória Dittrich

Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1993), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2008). É professora titular e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Ciências Políticas e no Curso de Graduação em Enfermagem, atuando nos seguintes grupos de Pesquisa: Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas e no Grupo de Pesquisas em Rede Internacional - Investigando Escolas Criativas e Inovadoras, com a Universidade de Tocantins e Universidade Federal de Goiás. Foi professora da Faculdade São Luiz, onde também atuou como diretora acadêmica. É membro integrante da Red de Formación Universitaria Transdisciplinar - REDFUT, da Comunidad Internacional Científica Virtual para el Cambio - CCVC e Rede Internacional de Escolas Criativas/ UB - Espanha. Tem experiência na área da Filosofia, da Educação, da Saúde e da Arte, dentro de uma visão transdisciplinar e ecoformativa. Atua principalmente nos seguintes temas: corpo-criante, arte, arteterapia, criatividade, espiritualidade, educação, saúde, cultura e ser humano. É fundadora da Associação Catarinense de Arteterapia (Acat) e avaliadora do MEC. Diretora do Centro Da Vinci de Belas Artes e Ecoformação e Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Arteterapia: Fundamentos Filosóficos e Prática. É artista plástica, autora e organizadora do I Encontro Internacional e Ciências Eco-Espirituais - Transdisciplinaridade, Ecoformação e Saúde- 2010. Escritora e promotora de eventos culturais e científicos. Seu trabalho nas artes plásticas é marcado por várias exposições e premiações no Brasil e no exterior.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6918960379569138

 

Profa. Dra. Marlene Zwierewicz

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc (1990), Mestre em Educação pela Universidade do Contestado - UnC (2002), Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha (2012). Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona - UB) pela criação da metodologia de ensino Projetos Criativos Ecoformadores - PCE. Pró-Reitora de Ensino de Graduação e professora de Currículo e Metodologia Científica do Unibave, Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas - Riec Brasil, Coordenadora da Rede Internacional e-Culturas - Brasil, Secretária Técnica da Revista Electrónica de Investigación y Docencia - REID, Coordenadora das sete edições do Congresso Internacional de Educação do Unibave.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2338653915538065

 

Profa. Dra. Arleide Rosa da Silva

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Regional de Blumenau (1990 e 1993) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2011) e MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação - PUC/PR (2015). Lecionou Química no ensino básico e em cursos técnicos, superiores de tecnologia e pós-graduação além de atuar no gerenciamento de portfólio de projetos de inovação e captação de recursos no SENAI/SC. Atualmente leciona em cursos de graduação, mestrado (PPGECIM e PPGQ) e de formação continuada na Furb em Blumenau. É líder de grupo de pesquisa do CNPq intitulado Ensino de Ciências Naturais e Matemática e coordena o Programa de Extensão Rede Internacional de Escolas Criativas da Furb. Tem atuado no desenvolvimento de grade curricular de cursos técnicos e superiores e na elaboração de Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica e de Políticas Institucionais para as Licenciaturas. Trabalha em formação docente na área de Ensino de Ciências /Química e na implementação de mecanismos de gestão de inovação no ambiente educacional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6974719199405449

 

Profa. Dra. Viviane Fleury Faria

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (2007) e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (2000), Vivianne Fleury de Faria é professora Adjunta III de Língua Portuguesa do Cepae/ UFG (2010). Desde 2002 integra o grupo de pesquisa Literatura e Modernidade Periférica, criado em 1999 pelo professor Pós-Doutor da UnB Hermenegildo Bastos. Atua também como produtora cultural, com três projetos de artes visuais aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura, sendo dois deles de sua autoria, "Amor de fumaça" (2007) e "Inacabado, o teatro e a cidade" (2010). Desde 2013 cadastrou o Projeto de Pesquisa " Literatura no Ensino Médio" e integra o quadro de pesquisadores da Riec, Rede Internacional de Escolas Criativa, criado pelo professor Saturnino de La Torre, da Universidade de Barcelona.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4718717363031731

 

Profa. Ms. Kênia Paulino de Queiroz Souza

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especializações em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade João Calvino e Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade JK - Brasília / DF. Graduada em Pedagogia pela Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins (Fecipar). Ministrou aulas nos cursos de: Gestão, Orientação e Supervisão Escolar e de Educação Infantil e Séries Iniciais da Pós-graduação do Instituto Nacional de Pós - Graduação e Ensino Superior (Inapes). É membro do grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras e da Rede Internacional de Escolas Criativas – Riec.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4796133608743012

 

Prof. Dr. Jonatas Gomes Duartes

Doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Graduado em Letras Português/Inglês. Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2007) e mestrado pela mesma instituição (2011). Atualmente é Tutor da Universidade do Tocantins e secretário executivo bilíngue da Universidade Federal do Tocantins.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2424760129578384

 

Profa. Ms. Edna Maria Pinho

Possui graduação em Pedagogia (Uepa/PA), Pós graduação Lato sensu em Orientação Educacional (Universo) e Mestrado em Educação (UFT/TO). Atualmente é professora na Fundação Unirg - Centro Universitário UnirG e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Câmpus de Gurupi/TO. Membro do grupo de pesquisa NUPHEDIC/CNPq/IFTO e do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras do TO PPGE/UFT. Tem experiência na área de Educação, atua principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Metodologia do Ensino, Formação de professores, Criatividade e Escolas Criativas.

Profa. Ms. Maria José da Silva Morais

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/TO). Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Marabá - PA/2011. Graduada em Pedagogia-Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental -Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT/2010). Participou como aluna bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET). Atuou como professora da Educação Infantil da rede Municipal de Educação de Palmas. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras e participa das Redes Internacionais de Escolas Criativas-Riec e Riec Brasil. Tutora Presencial da Universidade Braz Cubas Polo Diadema-SP e Professora da Pós-Graduação do Instituto de Ensino Luís Mascarenhas (Diadema/SP).

 

Prof. Dr. Saturnino de la Torre

Saturnino de la Torre es Catedrático emérito de la Universidad de Barcelona. Ha sido Coordinador del Grupo de Investigación y
Asesoramiento Didáctico (Giad) (1992-2009). Impulsor del Seminario de Cine Formativo y del Seminario de Innovación Universitaria. Miembro de la Fundación para el desarrollo de la Creatividad (1990), Promotor de la Red Internacional de Creatividad (1996), de la Asociación para la Creatividad (2000) y Presidente de la misma en el período inicial 2001-2006). Impulsor de la línea de Foros Increa y de Congresos internacionales sobre Transdisciplinariedad, Complejidad y Ecoformación. Inspirador e impulsor de la Red Internacional de Ecología de los Saberes y de la Red Internacional de Escuelas Creativas (Riec).
Ha investigado sobre innovación educativa, creatividad, estimulación y evaluación; sobre estrategias didácticas innovadoras y creativas y más recientemente sobre Escuelas creativas y la Adversidad creadora desde una mirada compleja y transdisciplinar. El estudio y desarrollo de la creatividad en la educación ha sido su pasión, determinando su vida personal y profesional.
Una persona que ha sabido evolucionar desde la rigidez académica a la flexibilidad creativa y a la Transdisciplinariedad como línea de reflexión didáctica. Creador de los diálogos analógicos creativos (DAC) y autor de las obras Diálogos con el mar y Dialogando con la creatividad evidencian relevancia que otorga al Diálogo como recurso humano, instrumento social y estrategia didáctica. Encabeza más de 50 libros, 160 capítulos, 60 artículos, 22 prólogos, 33 entrevistas, 75 tribunales de tesis. www.saturninotorre.es

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8199951877255019

Fim do conteúdo da página