Sistema Integrado para Tratamento de Resíduos Gerados pela Suinocultura

Título: Sistema integrado para tratamento de resíduos gerados pela suinocultura
Autores: Rafael Montanhini Soares de Oliveira, Eneida Sala Cossich e Célia Regina Tavares Granhen
Ano de publicação: 2016
Área/Sub-área: Ciências Sociais e Aplicadas
Valor: R$ 22,00

Sinopse: Este levantamento demonstra o desempenho do sistema integrado para tratamento de dejetos provenientes da suinocultura, objetivando o aproveitamento dos subprodutos gerados pelo tratamento. O sistema descrito opera por batelada e é composto por um reator anaeróbio de baixa carga e seis leitos cultivados com Typha-sp de fluxo vertical sub-superficial montados em tambores de 200l de polipropileno com camadas sobrepostas de areia e pedra para fixação das plantas. Durante a digestão, são observados, principalmente, os parâmetros pH, alcalinidade, ácidos voláteis, sólidos sedimentáveis e suspensos totais para o controle do processo. Após a digestão, o sobrenadante é retido nos leitos por 21 dias, apresentando reduções da DQO de até 84,7%, fósforo 39,3% e nitrato 37,1%. Um modelo matemático é desenvolvido para facilitar a construção dos leitos cultivados, ajudando em seu dimensionamento durante a fase de projeto. O sobrenadante tratado pode ser utilizado para lavagem das baias onde os suínos ficam confinados ou pode ser lançado no solo de forma controlada. O sistema representa uma alternativa eficaz de tratamento, gerando produtos que podem ser aproveitados na propriedade rural, além de apresentar baixo custo de implantação para o pequeno produtor.

Sobre os autores:

Rafael Montanhini Soares de Oliveira é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté (UNITAU),tem licenciatura em Normal Superior pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP) e doutorado em Engenharia Química na área de poluição e preservação ambiental na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Engenharia Ambiental. Tem experiência em pesquisa e docência na área de meio ambiente, atuando, principalmente, nos seguintes temas: perícia ambiental, saneamento, educação ambiental, gerenciamento de resíduos, gestão ambiental e tratamento de efluentes.

Eneida Sala Cossich é graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (1985), tem mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1992) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de controle da poluição, atuando, principalmente, nos seguintes temas: tratamento de efluentes industriais, biossorção e monitoramento de recursos hídricos.

Célia Regina Tavares Granhen é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1978), tem mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e INSA-Toulouse (1992) e pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela Université Montpellier II (1997-1998). Atualmente, é professora titular do Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá e Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação dessa instituição. Tem experiência e atua nas áreas de Engenharia Química e Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em técnicas avançadas de tratamento de efluentes, tratamento biológico de efluentes líquidos, gestão e tratamento de resíduos sólidos e gerenciamento e monitoramento de recursos hídricos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: leito fluidizado, biossorção, adsorção, resíduo sólido, foto-oxidação catalítica, processos de tratamento com fungos, processo de tratamento com reagente Fenton, processos de tratamento com Foto-Fenton, processos com membranas, processos de solidificação/estabilização de resíduos sólidos, utilização de coagulantes naturais para a produção de água potável, monitoramento de recursos hídricos: determinação de parâmetros físico-químicos e biológicos em corpos receptores hídricos e transporte e deposição de sedimentos no solo e em corpos receptores hídricos.