Página inicial > Gestão > Pró-Reitorias > Órgãos Complementares > Editora > Catálogo Editora > Catálogo Editora - Obras Acadêmicas > Educação, Participação Política e Identidade Cultural: uma contribuição multidisciplinar para a formação docente no Tocantins
Livro

Título: Educação, Participação Política e Identidade Cultural: uma contribuição multidisciplinar para a formação docente no Tocantins
Autores: Juciley Silva Evangelista Freire e Antonio Miranda de Oliveira (orgs.)
Ano de publicação: 2016
Área/Sub-área: Ciências Humanas
Valor: R$ 25,00

Sinopse: O livro reúne textos que versam sobre temas relevantes relacionados às concepções e práticas de formação docente, democracia, cultura e identidade. Está organizado em três partes e compreende nove artigos, em que as análises e reflexões representam bases relevantes para o aprofundamento teórico e prático dos conceitos abordados. As análises presentes no livro permitem aprofundar as reflexões sobre questões de relevância crucial para os debates voltados à formação docente, democracia, cultura e identidade a partir de diferentes fundamentos teóricos e práticos e perspectivas. Os pesquisadores entregam à sociedade, por meio desta coletânea, uma preciosa contribuição não só para o mundo acadêmico, mas igualmente para o aprofundamento do debate público sobre conceitos tão presentes na sociedade atual.

Sobre os organizadores:

Juciley Silva Evangelista Freire é graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (1996), Mestre em Educação Brasileira e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema. É líder do Grupo de Pesquisa em Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em formação de professores no curso de Pedagogia. Atua principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Fundamentos da Educação e Educação e Trabalho. Doutorou-se no período de 2007-2011, na Universidade Federal de Goiás. Título da tese – Participação e Educação: concepções presentes nos estudos da Revista Educação & Sociedade (1978-2010). No período de 2000-2002 concluiu o Mestrado em Educação Brasileira, na mesma universidade. Título da dissertação - A concepção de competência na formação continuada dos professores da Educação Básica: O programa Parâmetros em Ação.

Antonio Miranda de Oliveira é licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1988) e Mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás (2002). Doutor em Geografia pela UFU/UFT. Atualmente é Professor Adjunto I – concursado (DE) da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus de Miracema. Tem experiência na Gestão Universitária e Acadêmica. É docente do Curso de Pedagogia, trabalha na área de Filosofia da Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Mundo Rural – EDURURAL. Concluiu o mestrado em Educação Brasileira na UFG em 2002. Título da dissertação – Aprendendo a plantar espinho: a dimensão educativa da luta pela terra no Assentamento Irmã Adelaide em Miracema-TO. Doutorou-se em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), convênio DINTER UFU-UFT-CAPES em 2013. O título da tese: Territorialidades camponesas na educação de assentados: Assentamento Brejinho em Miracema do Tocantins. Atualmente trabalha com as disciplinas de Ética e Educação e Filosofia no curso de Pedagogia da UFT/Câmpus de Miracema.