Página inicial > Gestão > Pró-Reitorias > Órgãos Complementares > Editora > Catálogo Editora > Catálogo Editora - Obras Acadêmicas > Políticas Curriculares, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ciências Naturais

Título: Políticas Curriculares, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ciências Naturais
Autores:
Eduardo José Cezari e Gecilane Ferreira
Ano de publicação: 2014
Área/Sub-área: Ciências Humanas / Educação
Valor: R$ 25,00

Sinopse: Esta coletânea apresenta artigos que expressam o esforço de articulação entre grupos de pesquisa que estão emergindo na área da educação em ciências. Trata de Políticas de Formação e valorização de professores; Concepção de formação continuada; Integração curricular; O currículo nacional de ciências naturais; as etnociencias e suas contribuições para o ensino de ciências; O Pibid como contribuição na formação de futuros professores e obstáculos epistemológicos da formação inicial. Dentre os muitos problemas educacionais que afetam a educação brasileira, a carência de professores pode ser apontada como uma das questões mais preocupantes, sobretudo no ensino médio. Este fato fica evidente no relatório intitulado Escassez de professores no Ensino Médio, propostas estruturais e emergenciais, produzido pela Comissão Especial instituída pelo Ministério da Educação (MEC) para estudar medidas que visem superar déficit de professores do Ensino Médio (RUIZ, RAMOS e HINGEL, 2007). Os casos mais graves incluem o ensino de Física, Química, Matemática e Biologia indicando a perspectiva de “apagão” caso não sejam tomadas medidas urgentes efetivas. Os problemas na formação de professores para o magistério na área de ciências da natureza se expressam na qualidade da educação em ciências que é provida das nossas escolas. Nesse quesito o Brasil apresenta um quadro vexatório revelando um paradoxo, pois quando se trata da produção científica ocupamos lugar de destaque. Questões relativas à políticas educacionais, ao currículo, e à formação de professores que atuam na educação em ciências em diversos níveis e modalidades de ensino são adotadas como objeto de estudo de pesquisadores que integram esta coletânea.

Sobre os autores:

Eduardo José Cezari é licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências do Ambiente (UFT) e doutorando do PPG em Educação em Ciências e Matemática. É professor da Universidade Federal do Tocantins nos curso de Pedagogia e Biologia – EaD. Atuou como professor da educação básica de 2004 a 2008 nas disciplinas de ciências e biologia. Na UFT, atua no curso de Biologia a distância desde 2008 e no curso de Pedagogia desde 2010 na área de Ciências Naturais.

Gecilane Ferreira é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Doutorando em Educação e Ensino de Ciências pela Reamec – UFMT/UFPA/UEA. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Araguaína, atuando nas disciplinas de Metodologia para o ensino de Ciências e Biologia e Estágios Supervisionados, atua também como Professor Pesquisador Capes/UAB. Foi professor da rede pública de ensino desde 1992 a 2009 e atuou como professor Formador no Centro de formação continuado de Professores da Educação Básica (Cefapro), junto à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT). Atuou também como Coordenador Pedagógico na Prefeitura Municipal de Ribeirão Cascalheira/MT.