Manual Básico de Metodização Cirúrgica

Ano de publicação: 2014
Área/Sub-área: Ciências Biológicas e da Saúde / Medicina
Valor: R$ 35,00

Sinopse: O Manual de Metodização Cirúrgica foi idealizado para auxiliar o aprendizado do profissional – Instrumentador Cirúrgico. Também aos que se dedicam o campo profissional da Saúde, tanto na pesquisa como na aquisição de conhecimentos sobre o assunto. É um instrumento de ensino, em que o leitor poderá encontrar os princípios básicos da dinâmica do ofício de Instrumentador Cirúrgico e, também de um Centro Cirúrgico. Este manual propõe-se a servir de ferramenta rápida e objetiva para o aprendizado básico dos que iniciam seus passos dentro de um Centro Cirúrgico, visando a tornar-se Instrumentador Cirúrgico.

Sobre os autores:

Emylle Brito de Souza fez um estágio não-obrigatório no Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Palmas, onde teve seu primeiro contato com o ambiente cirúrgico. Essa experiência culminou com a confecção deste Manual Básico de Metodização Cirúrgica. Dentre outras autorias vinculadas à própria autora estão artigos publicados em anais de eventos sobre resiliência e ensino médico, além da coautoria no livro Família, Violência e Políticas Públicas, publicada no Brasil pela Editora CRV em 2012.

Itágores Hoffman I Lopes Sousa Coutinho nasceu em Filadélfia/TO em janeiro de 1974. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão em 1999. Realizou residência médica em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo e concluiu o Mestrado em Clínica Cirúrgica pela UFPR. Em maio de 2008, ingressou na Universidade Federal do Tocantins como Professor Assistente. Na UFT, coordenou o curso de Medicina de 2009 a 2013. Atualmente é coordenador da disciplina de Técnica Cirúrgica e Supervisor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral.