Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gespol > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Nas últimas décadas, a importância das políticas públicas tem sido reconhecida por governantes, estudiosos, imprensa e até mesmo pelo grande público. O ciclo de construção dessas políticas que envolve a decisão, a elaboração, a implementação e a avaliação tem sido objeto de análise e reflexão. Até os anos 80, especialmente nos países latino-americanos, pouco se avançou no campo das políticas públicas.

Recentemente, no entanto, vários fatores contribuíram para maior visibilidade dessa área, sobretudo, a redefinição do papel do Estado na sociedade e na economia. A partir da década de 1970, iniciou-se um movimento de alcance internacional para a reestruturação do papel do Estado e implantação de um modelo de gestão pública orientada para resultados, denominada de New Public Management, também chamada de administração gerencial ou por resultados. A partir de então, propostas de mudanças na administração pública podem ser classificadas em duas gerações: a primeira teve como objetivo a racionalização dos gastos públicos e, a segunda, a melhoria dos serviços públicos.

A melhoria do ambiente institucional é uma das condições necessárias para o desenvolvimento social e econômico em bases realistas. A ação estatal deve ser qualificada e suas repercussões devem ser avaliadas e repensadas no cotidiano de formulação e reformulação das políticas públicas. O Estado do Tocantins precisa pensar suas práticas gerenciais e sua fundamentação estratégica para o desenho e redesenho das suas políticas públicas visando estabelecer, eventualmente, novos paradigmas.

Assim, criar uma massa crítica em ensino, pesquisa e pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas, contribui para melhorar continuamente as diversas práxis na administração pública, criar novos modelos de gestão e, consequentemente, poderá contribuir para a efetividade das políticas implementadas.

Nesse sentido, a Universidade Federal do Tocantins, assumindo a parceria estabelecida com distintas Secretarias Municipais e Estaduais, Órgãos Federais, assume o compromisso de formar gestores em alto nível para melhor elaborar, implementar e avaliar as políticas públicas.

Fim do conteúdo da página