Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Filosofia > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

A ideia de criação do Curso de Licenciatura em Filosofia passou por um processo de amadurecimento desde a implantação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2003. A partir dos primeiros contatos entre os professores de Filosofia no Campus de Palmas, foi sentida a urgência de não apenas estreitar a relação entre estes professores de diferentes colegiados, mas também de alargar o público de discussão dos assuntos filosóficos.

Os encontros entre os mencionados professores ambientaram o aparecimento da proposta de criação do Grupo de Pesquisa “Estudos filosóficos contemporâneos: Ética e Política”. O Grupo promoveu duas semanas de discussões filosóficas no campus de Palmas, uma em 2005, outra em 2006, além de uma jornada filosófica em 2008, antes mesmo da criação do Curso. Nestes eventos ficou demonstrado o anseio da comunidade por discutir questões de cunho filosófico, não apenas pelo grande número de participantes da comunidade externa, mas pela participação de todos os presentes nos debates. Os eventos ocasionaram o diálogo com professores e gestores das redes municipal e estadual de educação, o que possibilitou uma visão mais concreta da situação do ensino de Filosofia na rede pública de educação do Estado.

A partir do quadro que se delineou nesses contatos, percebeu-se a necessidade da Universidade interferir nessa situação com um curso de qualidade que pudesse responder às reais demandas que foram relatadas. A iniciativa de criação do Curso foi amadurecida tendo em vista a demanda vinda do mercado de trabalho naquele momento, e foi viabilizada graças ao programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O programa em questão gerou a proposição institucional de novos cursos. Deste modo, Artes (atual curso de Teatro) e Filosofia vieram compor uma grande área interdisciplinar.

O Curso oferece atividades em turnos variados, como as atividades do Pibid, que leva a filosofia para além do campus de Palmas da UFT. Os professores se dedicam ainda à pesquisa e divulgação da filosofia, o que pode ser exemplificado pelo periódico atrelado ao Programa de Pós-Graduação, a Revista Perspectivas. O Colegiado conta ainda com grupo cadastrado junto ao CNPQ, que abriga 4 projetos/grupos de estudos e pesquisas. Estes têm resultados apresentados sob a forma de artigos em periódicos de circulação nacional e internacional, capítulos e livros publicados, eventos realizados no âmbito da UFT e participações em eventos sediados por outras universidades do país e do exterior. Assim, o Curso de Filosofia, que obteve conceito 4 nas avaliações do MEC e nota 3 no Enade, contempla o tripé de sustentação da educação superior brasileira: ensino, pesquisa e extensão.

Fim do conteúdo da página