Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre o Sisu

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet, no site do sistema.

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

 

O Sisu na UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) utiliza o Enem/Sisu como forma de ingresso nos cursos presenciais de graduação desde o primeiro semestre de 2010 (Vestibular 2010/1), quando foram ofertadas 25% das vagas de cada curso por meio deste sistema (totalizando 402).

Desde 2015, o Enem/Sisu passou a ser adotado na UFT como sistema de seleção para 100% das vagas, conforme a Resolução do Consuni n° 013/2013. Parte dessas vagas disponibilizadas na UFT é reservada a quilombolas, indígenas e a candidatos que se enquadram na Lei 12.711/2012 - que prevê cotas para estudantes oriundos de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos e indígenas.

A quantidade de vagas ofertada pela UFT no Sisu, por curso e modalidade, pode ser consultada no Termo de Adesão.

 

Vagas remanescentes

As vagas não ocupadas por meio do Sisu são disponibilizadas, a cada semestre, por meio de outras formas de ingresso, como o processo seletivo complementar (também baseado na nota do Enem), o extravestibular (para ingresso de portadores de diploma, reingressos e transferências) e os editais para alunos especiais (para interessados em cursar disciplinas isoladas).

 

Contatos

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é a responsável pelo operacionalização do Sisu na UFT. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3232-8225 ou pelo e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página