Página inicial > Ensino > Ensino > Programas de Pós-Graduação > Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

Bem-vindo ao

Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)!

MNPEF SBF

Apresentação

Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que visa à coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

O objetivo é capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

Histórico

O Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) foi lançado em 2013, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e possui atualmente 63 polos.

O polo UFT/Araguaína (polo 61) foi aprovado no ano de 2015 e conta com dez doutores docentes permanentes e um doutor docente colaborador.

Linhas de Pesquisa

1. Transposição Didática de Conteúdos de Astronomia, Física Clássica e Física Moderna/Contemporânea para o Nível de Ensino Médio e Fundamental, com Produção de Material Didático

Resumo: Adaptação de conhecimentos de Astronomia, Física Clássica e Física Moderna/Contemporânea à linguagem e ao contexto dos estudantes de ensino médio e fundamental. Redação de textos didáticos e proposição de experimentos, com vistas aos estudantes de ensino fundamental e médio.

2. Desenvolvimento de Hardware e Software para Aquisição de Dados via Computador. Simulações Computacionais com aplicações ao Ensino de Física e Automação de Experimentos

Resumo: Projeto, construção e avaliação de sensores, interfaces e softwares aplicados à experimentos didáticos. Uso de simulações em computador para enfatizar conceitos físicos e facilitar a compreensão de estudantes do ensino fundamental e médio.

– Laboratório Didático de Física

– Laboratório de Física Moderna

– Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (Labmade)

– Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life)

– Laboratório Interativo Digital (Labid)

– Laboratório de Ensino de Física

Infraestrutura computacional: Laboratório de Informática (Labin)

Processos Seletivos

Os processos seletivos são anuais e poderão participar os candidatos que estejam em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou superior, ou em Ciências no nível fundamental, e sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação, ou estudantes do último semestre desses cursos.

Confira os editais aqui.

Ementas da grade curricular aqui.

Disciplinas Obrigatórias

• Termodinâmica e Mecânica Estatística (4 créditos / 60 horas/aula)
  • Eletromagnetismo (4 créditos / 60 horas/aula)
  • Mecânica Quântica (4 créditos / 60 horas/aula)
  • Física Contemporânea (Física de Partículas, Espaço-Tempo, Física da Matéria Condensada, Física de Sistemas Complexos, Biofísica, dependendo do Polo) (4 créditos / 60 horas/aula)
  • Marcos no desenvolvimento da Física (2 créditos / 30 horas/aula)
  • Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem (4 créditos / 60 horas/aula)
  • Estágio Supervisionado (2 créditos / 30 horas/aula)

Disciplinas Optativas (uma de cada módulo)

I. Experimental/Computacional

• Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental (4 créditos / 60 horas/aula)
  • Atividades Computacionais para o Ensino Médio e Fundamental (4 créditos / 60 horas/aula)

II. Ensino

• Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio (4 créditos / 60 horas/aula)
  • Física no Ensino Fundamental em uma Perspectiva Multidisciplinar (4 créditos / 60 horas/aula)

Clique sobre os nomes para visualizar os respectivos Currículos Lattes.

Docentes Permanentes:

• Sue Lam Rhamidda Pereira Gomes
  • Walmir Jacinto de Sousa

Egressos

Não há egressos cadastrados.

Agenda de Defesas

Não há defesas agendadas.

Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Araguaína
Avenida Paraguai, s/nº | Setor Cimba
Bloco D, Sala 11
Araguaína/TO | 77824-838

Telefones: (63) 3416-5655 (Secretaria) | (63) 3416-5658 (Coordenação)

Site: www.uft.edu.br/mnpef

Site Principal: http://www.sbfisica.org.br/~mnpef