Página inicial > Ensino > Graduação > Formas de Ingresso > Assuntos > Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) > Processo Seletivo - Psicologia 2016/1 - Câmpus de Miracema

Processo Seletivo - Psicologia 2016/1 - Câmpus de Miracema

Seleção Psicologia 2016/1

Sobre o Processo Seletivo

O presente processo seletivo tem como objetivo o preenchimento das vagas da primeira turma do Curso de Psicologia do Câmpus de Miracema da UFT.

Quem pode participar deste processo seletivo? Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 ou 2015 e não tiverem tirado nota zero na prova de Redação.

Como participar deste processo seletivo? As inscrições ocorrem de 11 a 17 de fevereiro, exclusivamente via internet, no sistema acessível aqui. Os interessados poderão utilizar computadores com acesso à internet no Laboratório de Informática do Câmpus de Miracema da UFT para se inscrever no processo seletivo, na Av. Lourdes Solino, s/n°, Setor Universitário, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

Há cobrança de taxa de inscrição? Não, a participação no processo seletivo é gratuita.

Quando começam as aulas para os aprovados? No dia 15 de março de 2016 (previsão de início do semestre letivo de 2016/1)

Quantas vagas são ofertadas no processo seletivo? São ofertadas 40 vagas, divididas em quatro modalidades de concorrência:
* Ampla concorrência (16 vagas)
* Ações Afirmativas - Indígenas  (2 vagas)
* Ações Afirmativas - Quilombolas (2 vagas)
* Cotas da Lei 12.711/2012 - estudantes de escolas públicas
- Pretos, pardos ou indígenas com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (8 vagas)
- Demais candidatos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo  (2 vagas)
- Pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda (8 vagas)
- Demais candidatos oriundos de escolas públicas, independentemente da renda (2 vagas)

Mais informações podem ser obtidas no Câmpus de Miracema, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (63) 3366-8602, ou na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (63) 3232-8225.

Informações sobre o Curso de Psicologia

Área: Ciências Humanas
Modalidade: Bacharelado
Titulação: Bacharel em Psicologia
Duração: 4 anos e meio (09 semestres)
Turno: Integral

O Curso de Psicologia da UFT tem como objetivos:

a) Formar psicólogos voltados para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de psicologia;

b) Prover uma formação abrangente, considerando a amplitude das teorias e campos de atuação,  de modo que sejam garantidos aprendizados inseridos no contexto da Amazônia Legal;

c) Propiciar o diálogo com as outras áreas da ciência, possibilitando uma perspectiva interdisciplinar comprometida com a transformação social;

d) Oferecer uma base sólida de conhecimentos psicológicos, os quais permitam ao futuro psicólogo tanto a constante atualização de seus saberes como também a construção de práticas condizentes com o contexto histórico-cultural no qual se encontra inserido;

e) Favorecer a formação de psicólogos comprometidos com a ética profissional, tanto na produção de saberes psicológicos como na aplicação de métodos e técnicas de trabalho;

f) Propiciar a experiência de práticas de pesquisa e extensão de forma articulada, utilizando-se como estratégia básica a oferta de atividades acadêmicas que proporcionem o desenvolvimento do conhecimento inovador e da integração entre saber teórico e profissional.

Diferencial

O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da UFT prevê a possibilidade de complementação do bacharelado na área de formação de professores, permitindo ao egresso consquistar também a titulação de licenciatura para atuar no magistério superior.

Áreas de Atuação

O currículo do Curso de Psicologia da UFT no Câmpus de Miracema traz em seu conjunto disciplinas que permitem ao futuro egresso realizar um percurso teórico generalista, abarcando áreas como a Psicologia do Trabalho, a Psicologia da Personalidade, a Psicologia Escolar, a Psicologia Comunitária etc. Assim, permite ao acadêmico identificar diferentes possibilidades de inserção profissional, bem como possuir fundamentos teórico-práticos para que possa intervir em situações-problema que se apresentem na sociedade e que possam demandar sua atuação, mesmo que pontual.

Enquanto profissional que atende a demandas variadas em diferentes contextos, visando à promoção da saúde e da qualidade de vida, o psicólogo possui um campo de trabalho amplo e diversificado. O graduado em Psicologia pode atuar tanto no ensino e na pesquisa quanto como psicoterapeuta ou em inúmeras áreas e instituições que demandam seus conhecimentos, como escolas, empresas em geral, setores de gestão de pessoas e recursos humanos, treinamento, recrutamento e seleção de pessoal, Organizações Não-Governamentais, instituições jurídicas, rede de atenção básica e complementar em saúde etc.

Procedimentos

Em breve.