Formação de Gestores Indígenas

Objetivo:

Apresentar aos gestores Estaduais, Municipais e de órgãos a fins, que embora a legislação vigente garanta aos povos indígenas uma educação de qualidade, os técnicos governamentais ainda não possuem ferramentas adequadas para o assessoramento, acompanhamento e a orientação de todos os processos de desenvolvimento educativo e de suas especificidades voltados para a diversidade.

Portanto, acredita-se que este curso poderá auxiliar os professores indígenas ou não, nos processos de instrumentalização e compreensão de conceitos, etnológicos, antropológicos, lingüísticos, pedagógicos e culturais relacionados às sociedades indígenas do estado do Tocantins.

Organização Curricular

A organização curricular do curso está estruturada em módulos, que terão os seus conteúdos abordados pelo professor formador em aulas. Cada aula terá como forma de desenvolvimento complementar, o que se chama de atividades complementares (de fixação, aprofundamento) que são necessárias à aprendizagem significativa.

Estruturação do Curso

A metodologia será desenvolvida de forma semipresencial com encontros presenciais e a distância a partir da interatividade do tutor com os cursistas, via internet, por meio de ambiente colaborativo MOODLE, tendo o Portal da Rede de Formação para a Diversidade e o Portal do Professor como referências para o desenvolvimento das atividades do curso.

Ainda comentando sobre o desenvolvimento do curso com o uso da plataforma, tem-se sua melhor funcionalidade com a disponibilização do material didático virtual para os alunos; com a disponibilização do seu rendimento pessoal ao término de cada módulo. Ressaltam-se também as formas de comunicação que serão realizadas no decorrer do curso. Por meio de e-mail, para isso cada aluno terá o seu e-mail institucional; no ambiente virtual de aprendizagem tem-se o quadro de avisos, lista de discussão ou ainda em sessões de chats com a presença de todos.