Câmpus de Palmas

Jornada Filosófica é marcada por apresentações de alunos e lançamento de livro

Publicado: Terça, 23 de Mai de 2017, 15h07 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 16h13

A Jornada filosófica continua nesta terça-feira (23) com apresentações de trabalhos de alunos, minicursos e apresentações de projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O evento ocorre até amanhã, quarta (24), e é aberto a estudantes, servidores e público em geral. Os interessados em participar dos minicursos, poderão se inscrever na hora do evento, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Na programação desta terça-feira (23) os participantes acompanharão a partir das 15h30, no Bloco J, sala 104 e 105, o minicurso sobre a Matemática aplicada de René Descartes, ministrado pelo aluno de filosofia, Leandro Pires. De acordo com o discente, o tema tem como objetivo apresentar e debater sobre Descartes e sua influência no pensamento ocidental. "Suas teorias revolucionaram a maneira de pensar medieval, que reflete diretamente no tipo de sociedade que somos e em como nossa ciência expandiu a partir de Descartes", explica.

Além do minicurso, o evento contará com palestra prevista sobre a Teoria Critica, apresentações de projetos de TCC e trabalhos dos alunos, das 19h às 22h,  que ocorrerão simultaneamente, nos anfiteatros 04 e  06.

Abertura do evento

A programação da I Jornada Filosófica ocorreu na última segunda-feira (22), no bloco J do Câmpus de Palmas. Dois minicursos voltados para a problematização da Filosofia e do seu ensino foram realizados no primeiro dia.

"Do mundo, suas delicadezas", do professor Erre Amaral foi lançado nesta segunda-feiraFoto DivulgaçãoA Jornada foi marcada também pelo lançamento do livro “Do mundo, suas delicadezas”, de Erre Amaral, professor do curso de Filosofia, que aconteceu das 19h às 20h, no Anfiteatro 4. O livro é um romance, do ano de 2017, lançado pela editora Penalux.

Abaixo, trecho da sinopse sobre o livro, narrado pela escritora Ana Terra, do Rio Grande do Sul:

“Ninguém nunca me impeça de acreditar em mim”. A frase de Pretinha, a narradora deste livro, resume com perfeição a ousadia nele revelada. Romance desalinhado em versos, mistura de prosa e poesia, Do mundo, suas delicadezas, realiza uma epopeia estética em que a originalidade da forma potencializa o conteúdo. Com um vocabulário inventivo, compatível tanto com a imaginação quanto com a ignorância e a inocência de uma menina, a atmosfera de desamparo material dialoga com a fortuna afetiva, desmontando preconceitos e a ideia equivocada de que temas como a solidão, a penúria, a prostituição e a morte não podem ser trabalhados com delicadeza.”

marcador(es): Palmas,Home,Filosofia