Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
JORNALISMO E DIREITO

Parte da programação da Sadics II é transferida para sábado

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2017, 12h49 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2017, 18h36

Parte da programação da II Semana Acadêmica Integrada de Direito e Comunicação Social (Sadics), no Câmpus de Palmas, foi transferida para este sábado (29). Segundo a organização, a transferência das atividades se deu por causa do dia de greve dos trabalhadores ocorrido nesta sexta-feira. A mesa-redonda “Censura e liberdade de expressão da nova mídia", com a professora Lúcia Helena (Jornalismo), o professor Társis Barreto (Direito) e o jornalista Sydney Neto, da TV Anhanguera, fechou a programação na noite de quinta-feira, que teve ainda o lançamento do livro da professora Carol dos Anjos, no hall do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica).

Mesa-redonda com Lucia Helena, Barreto, Poliana, Lauane e Sydney Neto (e p/ d) (Foto: Samuel Lima/Dicom)Mesa-redonda com Lucia Helena, Barreto, Poliana, Lauane e Sydney Neto (e p/ d) (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Mediado pelas alunas Lauane dos Santos (Jornalismo) e Poliana Reis (Direito), a mesa-redonda abordou questões relacionadas com as novas mídias, censura e liberdade de expressão. O professor Társis Barreto fez explanações acerca dos direitos humanos, liberdade de expressão e também direito à intimidade. Para ele, é preciso que os profissionais de comunicação busquem lutar pela qualidade da informação que é transmitida. Para ele, é preciso exercer alteridade (colocar-se no lugar do outro) e buscar a interdisciplinaridade, o conhecimento de outras áreas.

A professora Lúcia Helena destacou que a liberdade de informação não pode prescindir da verdade, frisando que a internet potencializou tanto essa liberdade de expressão quanto tanto a criminalidade, esta expressa de forma muito crescente nas postagens em que ficam patentes o discurso de ódio contra tudo e todos aqueles que possam ser diferentes do usual ou do que está na moda do momento.

O jornalista Sydney Neto, em sua fala, enfatizou que com o maior acesso a ferramentas de comunicação, cada pessoa tem se tornado um meio de comunicação também. Entretanto, diz ele, é preciso haver bom senso na hora tanto de comunicar quanto de consumir a informação que está disposta na internet e redes sociais virtuais. Ele questionou se todos estão realmente preparados para consumir informações e se têm consciência de que o preço pago pela suposta liberdade nas redes é a própria informação pessoal e às vezes íntima.

Lançamento do livro de Carol dos Anjos foi no hall do Cuica, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)Lançamento do livro de Carol dos Anjos foi no hall do Cuica, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)Lançamento de livro

Antes da abertura dos trabalhos da Sadics II na noite de quinta-feira, ocorreu no hall do Cuica o lançamento do livro "Do Girassol ao Capim Dourado: apropriação e ressignificação de elementos naturais na narratividade identitária do Estado do Tocantins", de autoria da professora do curso de Jornalismo Ana Carolina dos Anjos. O livro é fruto do trabalho dissertativo do mestrado em Ciências do Ambiente (da UFT) e está disponível para compra no site da Editora Fi.

 

Confira a programação para este sábado:

OFICINAS
8h- Ana Carolina Costa dos Anjos – Gestão da vida/carreira acadêmica.
Local: Sala 02, bloco A.
8h-10h: Lauane Silva dos Santos – Oficina de Jornalismo e Direitos Humanos.
Local: Sala 03, bloco A.

GRUPOS DE TRABALHO (GT’s)
8h-10h: Liga Acadêmica de Direito Ambiental – Jornalismo e meio ambiente: diálogo para a sustentabilidade.
Local: Sala 08, bloco B.
10-12: Alan Milhomem – Comunicação e Cibercultura.
Local: Sala 08, bloco B.

 

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home
Fim do conteúdo da página