Arraias

Seminário objetiva integração entre acadêmicos de Educação do Campo e a comunidade

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 15h58 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 09h02

Realizar a interação entre os calouros, acadêmicos dos diversos períodos e docentes com a comunidade local é o objetivo do Seminário Integrador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música. O evento ocorre neste sábado (29), das 7h30 às 21h, no auditório e no espaço aberto do Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e conta com diversas atividades artísticas e culturais.

De acordo com a coordenadora interina do curso de Educação do Campo em Arraias, Sílvia Adriane Tavares de Moura, “o Seminário Integrador está seSeminário Integrador realizado no ano passado em Arraias. Foto_George Leonardo Seabra Coêlho.Seminário Integrador realizado no ano passado em Arraias. Foto_George Leonardo Seabra Coêlho. consolidando com uma identidade própria, pautada em diretrizes que contemplem a permeabilidade às transformações, a interdisciplinaridade, a formação integrada à realidade social, a necessidade da educação continuada, o engajamento discente, a articulação teoria-prática e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, destaca.

Silvia acrescenta que o evento permite uma estreita articulação comunitária e institucional. “Hoje, em sua terceira edição, contamos com a parceria de professores internos da UFT e de outras instituições de ensino superior, de representantes de movimentos sociais e comunitários, comunidades quilombolas, pesquisadores, ativistas, artistas regionais e estudantes da educação básica,” elenca.

O evento teve seu início por meio de uma disciplina oferecida pela proposta curricular do curso, intitulada: Seminário de Introdução ao Curso. Entretanto, esse momento foi sendo, a cada ano, acrescentado de várias outras atividades a partir das construções teóricas, práticas e metodológicas do curso.

Atualmente, o Seminário é realizado com apoio dos docentes e técnicos do Curso de Educação do Campo e da equipe gestora e servidores técnicos da UFT, e faz parte também do calendário de aulas do Tempo Universidade, onde os estudantes desenvolvem atividades em tempo integral dentro do Câmpus; e do  Tempo Comunidade,  no qual os alunos desenvolvem projetos e atividades no campo ou em escolas de suas localidades de origem. Essa dinâmica é baseada na pedagogia de alternância.

Programação
Exposição artísitica realizada no ano passado como parte da programação do Seminário Integrador em Arraias. Foto_George Leonardo Seabra CoêlhoExposição artísitica realizada no ano passado como parte da programação do Seminário Integrador em Arraias. Foto_George Leonardo Seabra CoêlhoA programação do Seminário Integrador conta com a apresentação das unidades gestoras da UFT e de suas competências, além de socialização das organizações estudantis, programas e projetos desenvolvidos na universidade pelos professores, discentes e colaboradores externos.

Para este ano, o evento contará com uma noite cultural, exposições de artes visuais com produções dos alunos, mediados pelas professoras de Artes Visuais: Metamorfoses e Experiências de Si. Terá também a exposição de artesanato pelo artista Antônio Rezende da Instituição Lar do Bardo, com o projeto Seara Lúdica de Araguaína e da grife Tuya Kalunga, que é liderada pela estilista quilombola Maria Helena da Comunidade Quilombola Kalunga Monte Alegre. Terá também a exposição do artesanato: Filtro dos Sonhos, produção do representante da Comunidade Quilombola Ema de Terezina de Goiás, realizada pelo senhor Claro Soares da Conceição, mais conhecido como “Clarão”.

Na oportunidade, também será realizada a palestra com o professor convidado da Universidade de Brasília (UNB), Manoel Barbosa Neres, que falará sobre “Identidade, Território, e Quilombos”, com uma mostra de experiências vivenciadas no Quilombo Mesquita em Brasília - DF.

Em relação à Música, contará com apresentações que envolverão docentes da área de Música, discentes do curso e artistas regionais. O diferencial do evento é a Mostra “90 anos de Tom Jobim” que possui o suporte da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e promovido por docentes do Curso de Licenciatura de Educação do Campo do Câmpus de Tocantinópolis.

Confira:
07h30 às 08h: Recepção musical (Coordenação: Prof. Roberto Francisco de Oliveira Leite);
08h: Abertura (Profª. Carolina Souza Pedreira);
08h15 às 09h45: Atividade com o Prof. Orimar Souza Santana Sobrinho;
09h45 às 10h: Intervalo;
10h às 11h50: Musical 90 anos de Tom Jobim (com participação do Câmpus de Tocantinópolis);
12h às 14h: Almoço;
14h às 14h30: Recepção musical (Coordenação: Profª. Aparecida de Jesus Soares Pereira);
14h30 às 15h: Apresentação da Coordenação de Curso (Prof. Waldir Pereira da Silva e Profª. Sílvia Adriane Tavares de Moura);
15h às 15h15: Intervalo;
15h15 às 15h30: Apresentação das (os) docentes do Curso;
15h30 às 18h: Mesa Temática "Educação do Campo e Movimentos Sociais" com a participação de representantes das seguintes entidades: LEdoC Kalunga, Secretaria Acadêmica, Padi, Quilombo Mesquita-DF e CoeqTO (Mediação: Prof. Gilberto Paulino de Araújo e Profª. Roberta Rocha Ribeiro);
18h às 19h: Jantar;
19h às 21h: Noite Cultural (Coordenação: docentes de Artes Visuais e Música).

marcador(es): Arraias,Home