SADICS II

Oficina aborda a cobertura midiática sobre a infância e adolescência

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 18h27 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2017, 01h16

Como parte da programação da II Semana Acadêmica Integrada de Direito e Comunicação Social (Sadics), ocorre, na manhã desta quarta-feira (26), a oficina "Cobertura da mídia e legislação brasileira/internacional sobre infância e adolescência", ministrada por Rafaela Mazzola. A oficina ocorrerá na sala 01, do bloco A, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e contará com uma exposição teórica e com um momento de compartilhamento e reflexão das experiências de cada participante da oficina na prática jornalística.

De acordo com Rafaela, a ideia da oficina surgiu de uma necessidade de abordagem do assunto nas pautas da Universidade, e a Sadics apareceu como uma oportunidade para isso. "Além disso, as matérias que abordam crianças e adolescentes, principalmente quando essas pessoas têm seus direitos violados, são importantes para dar visibilidade a essa população e assim contribuir na nossa reflexão enquanto sociedade de algumas práticas, inclusive nós enquanto jornalistas ou estudantes de jornalismo", afirma. Rafaela ressalta que a oficina também teve influência dos diálogos com discentes, docentes, pesquisadores e militantes da infância e da adolescência no Tocantins.

Na oficina serão expostos dados sobre a infância e adolescência no Brasil e, particularmente, no Tocantins, além das principais legislações brasileiras e tratados internacionais que dizem respeito a criança e adolescente. "A iniciativa da Universidade em abrir as portas para conversar sobre a abordagem da mídia relacionada a crianças e adolescentes é importante para que futuros jornalistas possam ter contato com a temática e assim contribuam para dar visibilidade a assuntos relacionados a essas pessoas, evitando também que a imprensa seja mais um espaço no qual essas pessoas tem seus direitos violados", finaliza.

Sadics

A II Semana Acadêmica Integrada de Direito e Comunicação Social ocorre nos dias 26, 27 e 28 de abril, na Universidade Federal do Tocantins, e é organizada totalmente pelos alunos dos dois cursos. Nessa edição será trabalhado o tema "Censura e liberdade de expressão na nova mídia”.

Ao longo dos três dias, o evento contará com mesas-redondas, oficinas e grupos de trabalho. Na sexta-feira (28), haverá o lançamento do livro "Do Girassol ao Capim Dourado: apropriação e ressignificação de elementos naturais na narrativa identitária do Estado do Tocantins", da professora do curso de Jornalismo, Carol dos Anjos, no hall de entrada do Cuica. O evento será finalizado com a Cultural Sadicos, na prainha da UFT, com os DJ’s Lukas Ramos e Xinguara.

marcador(es): Palmas,Home