RESULTADOS DE PESQUISA

Livro e documentário abordam direitos LGBTs e enfrentamento à homofobia

Por Patrícia Paiva | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 24 de Março de 2017, 19h04 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2017, 08h31

Como fruto de pesquisas do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), serão lançados nesta segunda-feira (27), às 19h30, no CineSesc, em Palmas, o documentário "No avesso da noite de Palmas" e o livro "Diálogos para o enfrentamento à homofobia e ao sexismo em contextos de privação de liberdade".

Segundo a coordenadora da pesquisa, organizadora do livro e diretora do documentário, a professora Bruna Irineu, tanto o livro quanto o documentário são as formas encontradas para devolver à sociedade os resultados das pesquisas. "São devolutivas que utilizam linguagens diferentes para acessar públicos diferentes. Esse sem dúvida é um compromisso que temos", relata Bruna.

Documentário
O documentário, com direção da professora Bruna Irineu, conta com depoimentos de frequentadores da primeira boate gay de Palmas, a Dama de Paus. De acordo com a sinopse, no início dos anos 2000, Palmas vê surgir a primeira boate destinada ao segmento LGBT. "Em meio ao cenário conservador tocantinense, nasce a Dama de Paus. Os depoimentos de seis entrevistadas/os, nos contam que mais do que um espaço de consumo, era ali o lugar de acolhimento e resistência, que impulsionou uma noite ao avesso da norma. Após seu fechamento, outros espaços abriram, mas poucos com a mesma potência de se poder ser real", informa o texto de apresentação do documentário.

De acordo com Bruna o documentário foi elaborado a partir da ideia de pensar um projeto de extensão que pudesse ter como produto artístico e cultural, e partir de uma linguagem menos academicista envolver a população LGBT conhecendo as histórias. "O documentário ficou focado em preservar a memória, pensar a sociabilidade e os espaços de convivência dos LGBT's".

Livro
capa-livro-sexualidadesA obra é organizada pela professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Bruna Irineu, e pela ex-aluna do Mestrado em Educação e pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos da UFT, Mariana Rodrigues.

O livro reúne artigos de estudantes de cursos de mestrado e professores de outras universidades. Os artigos e capítulos versam sobre o debate da privação da liberdade e direitos LGBTs, seja no ambiente prisional ou socioeducativo. De acordo com a organizadora do livro, Bruna Irineu, a obra é o resultado de um projeto desenvolvido na UFT com recurso do Programa Nacional de Extensão do Ministério da Educação (MEC), realizado em 2013. A obra é dividida em duas partes: a primeira é mais conceitual e a segunda é voltada aos resultados da pesquisa e projetos realizados durante a extensão.

marcador(es): Palmas,Miracema,Pesquisa