Araguaína

Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão inicia nesta segunda-feira

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 24 de Março de 2017, 19h10 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2017, 08h33

Começa a partir desta segunda-feira (27), o III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que é a integração entre o 12º Seminário de Iniciação Científica, o 6º Seminário Institucional do Pibid e o 5º Seminário de Extensão e Cultura. A abertura do evento será às 19h, no auditório do Bloco G, sala G-01, do Câmpus de Araguaína, com a Conferência "Caminhos para Integração: Universidade e Sociedade", com o professor Dr. Eugênio Gonçalves de Araújo, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para o palestrante, o pProfessor Eugênio Gonçalves da UFG. (Foto: Divulgação)Professor Eugênio Gonçalves da UFG. (Foto: Divulgação)apel da Universidade na Sociedade deve ser compreendido atualmente não apenas como um polo de geração e irradiação do saber, mas de transformação social. "Esse compromisso é ainda mais significativo nas Instituições Públicas, mantidas diretamente com recursos de toda a população. Nesse contexto, cabe ressaltar que um estudante que participa de um Programa de Pesquisa como o Pibic e Pivic carrega consigo uma responsabilidade e uma esperança. Esse pesquisador em formação faz parte de um esforço coletivo de nossas Instituições em melhorar a qualidade de vida, responsabilidade precípua de quem utiliza recursos públicos. Sua formação pessoal ampla, agregando saberes e valores, traz em seu bojo a esperança de se constituir em um verdadeiro agente de transformação para uma sociedade na qual a vida seja plena e justa para todos", ressalta Araújo.

Além da conferência de abertura, a programação do Seminário, que segue até o dia 29, conta com as apresentações dos acadêmicos de Araguaína e Tocantinópolis sobre os resultados dos trabalhos realizados entre agosto de 2015 a julho de 2016 por meio dos projetos e subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). A programação consolidada das apresentações podem ser visualizadas aqui.

Histórico

O III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão estava previsto para ocorrer em Araguaína no período de 07 a 09 de novembro, porém, foi adiado, na época, devido à ocupação do Câmpus pela comunidade acadêmica em protesto contra a aprovação da PEC 55 e sobre o teto dos gastos públicos por 20 anos, que congelará investimentos na educação. Anteriormente, o Conselho Universitário (Consuni) da UFT já havia se posicionado com a aprovação da nota pública em defesa da universidade pública no país.

Em 2016, o Câmpus de Gurupi sediou o evento de 18 a 20 de outubro, e o Câmpus de Palmas de 24 a 26 de dezembro, com participação de acadêmicos dos câmpus de Arraias, Miracema, Palmas e Porto Nacional.