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Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep)

Por Portal UFT | Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2013, 14h39 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 16h28

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Seja bem-vindo à Página do Servidor

da Universidade Federal do Tocantins (UFT)!

A PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PROGEDEP) visa à promoção de um ambiente de trabalho equilibrado e sustentável por meio da proposição e implementação de políticas coordenadas e estratégicas integrando ações de formação, desenvolvimento e valorização dos servidores, buscando o equilíbrio entre os objetivos individuais e da instituição. Fomenta o desenvolvimento do servidor, visando à melhoria do desempenho em suas funções e compromissos para com a Universidade, desenvolvendo sua capacidade reflexiva e crítica, estimulando o exercício pleno de cidadania e o consequente comprometimento com a missão da Instituição no contexto do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração.

A PROGEDEP é composta pelas seguintes unidades:

• Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP): Responsável pelo registro de dados pessoais de servidores, pela concessão e gestão de benefícios e gerenciamento da folha de pagamento.

• Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Organizacional (DDP): Responsável pela gestão de desempenho de pessoal, gerenciamento das carreiras e pela proposição de políticas nas áreas de qualificação, capacitação, desenvolvimento das competências e valorização dos servidores.

• Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde (DQVT): Responsável pela proposição de políticas que propiciem melhorias das condições de trabalho e do bem-estar dos servidores.

• Assessoria e Auditoria Técnica Administrativa (AATA): Responsável pela auditoria preventiva e assessoria técnica.

• Assessoria de Gestão da Informação e Assentamento Funcional (AG-INFO): Responsável pelo gerenciamento das informações da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Aqui você docente, técnico-administrativo, aposentado ou pensionista vai encontrar um amplo acervo de informações e serviços que irão facilitar sua rotina administrativa como servidor público federal.

Usuários em geral, pessoas interessadas em fazer parte do nosso quadro de pessoal ou recém aprovados em concurso ou seleção também vão encontrar informações úteis, como por exemplos relatórios periódicos dos números de servidores por categoria, qualificação, câmpus etc; informações sobre processos seletivos e formulários para posse.

Além disso, no ícone "Sou UFT" você fica bem informado com notícias e comunicados relevantes para quem faz parte do público interno da Universidade.

Essa página foi feita especialmente para você! Navegue pelo site e conheça todas as suas funcionalidades.

Se mesmo assim não encontrar o que procura, estamos à disposição para atendê-lo na Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEDEP), pelos telefones (63) 3232-8040 e (63) 3232-8570, pelo e-mail progedep@uft.edu.br ou pelos demais números e endereços que se encontram no submenu "Contatos", no menu inicial.

Ø Projeto de Implantação e Competências da PROGEDEP

Contatos


Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEDEP)
109 Norte, Av. NS 15 ALCNO 14 - Plano Diretor Norte, Bloco IV, Reitoria, Sala 104

Pró-Reitora: Érica Lissandra Bertolossi Dantas
Telefones: (63) 3232-8040 e (63) 3232-8570
E-mail: progedep@uft.edu.br

    • Assessoria e Auditoria Técnica-Administrativa(AATA)
      Responsável: Dilson Pereira dos Santos Júnior
      Telefone: (63) 3232-8239
      E-mail: aata.progdep@uft.edu.br
    • Assessoria de Gestão da Informação e Assentamento Funcional (AG-INFO)
      Responsável: Edileusa Vieira dos Santos
      Telefone: (63) 3232-8134
      E-mail: ag.info@uft.edu.br
    • Secretaria Executiva
      Responsável: Katherine Lima da Silva
      Telefone: (63) 3232-8570
      E-mail: secretaria.progedep@uft.edu.br

 

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)
109 Norte, Av. NS 15 ALCNO 14 - Plano Diretor Norte, Bloco IV, Reitoria, Sala 104

Diretora: Eudicléia da Silva Araújo
Telefone: (63) 3232-8074
E-mail: dgp@uft.edu.br

    • Coordenação de Pessoal (COP)
      Responsável: Eliete Rejane S. de Souza
      Telefone: (63) 3232-8040
      E-mail: cop@uft.edu.br
    • Coordenação Financeira de Pessoal (CFP)
      Responsável: Xenise Milhomem Brandão da Costa
      Telefone: (63) 3232-8076
      E-mail: cfp@uft.edu.br
    • Núcleo de Aposentadoria e Pensão (NAP)
      Responsável: Roosyvânia Gonçalves Sales
      Telefone: (63) 3232-8547
      E-mail: nap@uft.edu.br

 

Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Organizacional (DDP)
109 Norte, Av. NS 15 ALCNO 14 - Plano Diretor Norte, Bloco IV, Reitoria, Sala 104

Diretora: Suely Pereira Lopes
Telefone: (63) 3232-8146
E-mail: ddp@uft.edu.br

    • Coordenação de Desenvolvimento de Carreira (CODESC)
      Responsável: Débora Alves dos Santos
      Telefone: (63) 3232-8146
      E-mail: codesc@uft.edu.br
    • Coordenação de Formação e Aperfeiçoamento (CFORMA)
      Responsável: Eugislane Moreira Lima 
      Telefone: (63) 3232-8146
      E-mail: cforma@uft.edu.br
    • Núcleo de Gestão por Competência (DGC)
      Responsável: Marcia Natalie Queiroz Barreto 
      Telefone: (63) 3232-8146
      E-mail: nugep@uft.edu.br

 

Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde (DQVT)
109 Norte, Av. NS 15 ALCNO 14 - Plano Diretor Norte, Bloco IV, Reitoria, Sala 104

Diretora: Ana Flávia S. de Araújo
Telefone: (63) 3232-8146
E-mail: dqvt@uft.edu.br

    • Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS)
      104 Norte, Av. LO 02, Conj. 01, Lt 19 (Ed. do Ministério da Saúde) 1º andar, Sala 109
      Telefone: (63) 3218-3931
      E-mail: siass@uft.edu.br

 

Gerências de Desenvolvimento Humano (GDHs)

    • GDH - Araguaína - Cimba
      Gerente: Andréia de Carvalho Silva
      Telefone: (63) 2122-2208
      E-mail: rharaguaina@uft.edu.br
      Endereço: Rua Paraguai, esquina com Uxiramas, s/n°, Setor Cimbra,CEP 77824-838, Bala I.

    • GDH - Araguaína - EMVZ
      Responsável: Samantha Santana Costa
      Telefone: (63) 2122-2106
      E-mail: rharaguaina@uft.edu.br
      Endereço: BR-153, Km112, Bairro Zona Rural, Caixa Postal 132, CEP 77804-970, Bloco Administrativo

    • GDH - Arraias
      Gerente: Edilene B. Malheiros Aguiar
      Telefone: (63) 3653-1531
      E-mail: rharraias@uft.edu.br
      Endereço: Av. Juraildes de Sena e Abreu, Setor Buritizinho, CEP 77330-000, Bloco Bala, Sala 02

    • GDH - Gurupi
      Coordenadora: Priscila Carvalho Chagas
      Telefone: (63) 3311-3543
      E-mail: rhgurupi@uft.edu.br
      Endereço: Rua Padejós, Lote 7, Chácara 69/72 Zona Rural, Caixa Postal 66, CEP 77402-970, Bala I, Sala 14

    • GDH - Miracema
      Gerente: Manoel Benvindo Júnior
      Telefone: (63) 3366-8610
      E-mail: rhmiracema@uft.edu.br
      Endereço: Av. Lourdes Solino, s/n°, Setor Universitário, CEP 77650-000, Bloco Administrativo

    • GDH - Palmas
      Gerente: Karine Araújo Milhomem
      Telefone: (63) 3232-8082
      E-mail: rhpalmas@uft.edu.br
      Endereço: Av. NS 15, ALC NO 14, Quadra 109 Norte, CEP 77001-090, Bloco Bala I, Sala 8

    • GDH - Porto Nacional
      Gerente: Josane Godinho Franco
      Telefone: (63) 3363 - 0520
      E-mail: rhportonacional@uft.edu.br
      Endereço: Rua 07 Quadra 15 s/nº, Jardim dos Ipês, CEP 77500-000

    • GDH - Tocantinópolis
      Gerente: Valdemy Leite de Castro
      Telefone: (63) 3471-6008
      E-mail: rhtocantinopolis@uft.edu.br
      Endereço: Av. Nossa Senhora de Fátima, nº 1588, Centro, CEP 77900-000, Bloco Administrativo

Plano de Desenvolvimento Humano (Breve!)

A Formação e o Desenvolvimento tem a finalidade de afirmar a política de desenvolvimento dos servidores, devendo ser orientada para, a um só tempo, responder as necessidades de qualificar os serviços e aos anseios de crescimento profissional dos servidores.

No serviço público, é notória a necessidade de formação continuada e permanente dos servidores. Para os servidores das universidades federais essa formação em serviço é imprescindível para o desempenho de suas funções, objetivando consolidar um processo permanente de atualização destes. A Formação é o processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais (Resolução CONSUNI 06/2006).

Assim, oferecer a formação permanente dos servidores facilita as relações de trabalho dentro da instituição tendo em vista que o surgimento de novos processos de trabalho, com o avanço de novas tecnologias de informação, exige uma qualificação permanente e continuada para propiciar um atendimento qualitativo por parte dos servidores técnico-administrativos da instituição.

Orientações Gerais

O que é o SIE?

É o sistema utilizado internamente pela UFT, chamado de Sistema de Informação para o Ensino. Nele são cadastrados todos os servidores, alunos e processos administrativos. Você será cadastrado no SIE pela GDH do seu câmpus e pela PROGEDEP no caso dos servidores da Reitoria, no prazo de 30 (trinta) dias a contar de sua entrada em exercício. Após a inclusão dos seus dados no SIE, você poderá solicitar a criação de e-mail institucional, de senha de telefone, bem como pegar livros emprestados na biblioteca.

Como faço um e-mail institucional?

Seu chefe deve solicitar a criação de seu e-mail por meio do formulário eletrônico disponível na Intranet, no menu: Serviços > DTI-Formulários.

Como acesso à Intranet?

É só utilizar o seu login único, que corresponde ao usuário e à senha do seu e-mail institucional.

Como faço a senha de telefone?

Seu chefe deve abrir um chamado na Intranet em: Solicitação de serviços > Nova ocorrência > Por departamento > Selecionar unidade Reitoria > Área de atendimento: Setor de Telecomunicações, informando o seu e-mail institucional e setor de trabalho.

Como faço a carteirinha da biblioteca?

Para os servidores da Reitoria e do Câmpus de Palmas, a solicitação deve ser feita pela Intranet no menu Serviços > Moodle. Na caixa de diálogo “Categoria de Cursos”, selecionar “todos os cursos” e buscar “Biblioteca” no final da página. Em seguida selecionar a opção “Treinamento de usuários da biblioteca de Palmas”, e seguir as demais orientações que fazem parte do treinamento. Nos demais câmpus, o servidor deve se dirigir à biblioteca portando documento com foto e número de matrícula Siape.

Como fico sabendo sobre as informações referentes à UFT que são do meu interesse?

A UFT dispõe de diversos canais institucionais de comunicação com os servidores e a comunidade em geral, dos quais destacamos o Portal UFT, a Intranet, o e-mail institucional, as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube @UFToficial), o informativo Sou UFT e a Ouvidoria. No Portal UFT e nas redes sociais são publicadas diariamente diversas notícias sobre a Universidade, e na Intranet são divulgados comunicados de interesse específico dos servidores. O Sou UFT é um informativo interno mensal distribuído por e-mail na forma de newsletter. Por isso é importante que você utilize seu e-mail institucional, para receber tanto o Sou UFT quanto outros comunicados importantes. Por meio de todos esses canais você pode participar de diversas formas sugerindo pautas, solicitando informações, enviando comentários etc. Já por meio da Ouvidoria é possível fazer críticas, sugestões, elogios ou solicitar informações de forma anônima ou não. A Ouvidoria encaminha demandas não solucionadas diretamente com os setores responsáveis, avaliando sua pertinência e resguardando o sigilo das informações. Outro recurso importante é a Página do Servidor, mantida pela PROGEDEP, onde são encontradas informações sobre procedimentos, formulários, planos de saúde etc.

O que é o SIASS?

É o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor, que tem por objetivo desenvolver ações conjuntas nos campos de segurança e saúde dos servidores da Administração Pública Federal.

Como envio atestado médico/odontológico?

O servidor deve entregar, no prazo máximo de cinco dias a contar do início do afastamento, o atestado original e o formulário “Requerimento para seguridade social”, encontrado na Página do Servidor, devidamente preenchido, por meio de envelope lacrado para o Siass-TO no endereço: Quadra 104 Norte, Av. LO 2, Cj. 01, Lt. 19, Ed. Homaidan (Prédio do Ministério da Saúde) - Sala 109 - Plano Diretor Norte – Palmas/TO, CEP 77006-022; ou entregar a documentação na GDH do seu câmpus e na PROGEDEP para servidores da Reitoria. Caso necessário, o Siass poderá convocá-lo para perícia médica, conforme exigência legal.

O que é a PROGEDEP?

É a unidade administrativa que, em parceria com as Gerências Desenvolvimento Humano (GDH) em todos os câmpus, visa à promoção de um ambiente de trabalho equilibrado e sustentável por meio de proposição e implementação de políticas coordenadas e estratégicas, integrando ações de formação, desenvolvimento e valorização dos servidores, buscando o equilíbrio entre os objetivos individuais e institucionais.

Onde consigo meu número de matrícula?

O número de matrícula é gerado após o seu cadastro na folha de pagamento no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) do Governo Federal, no prazo de 30 (trinta) dias a contar de sua entrada em exercício. Para obter a matrícula o servidor deve entrar em contato com a GDH do seu câmpus ou com a PROGEDEP, no caso dos servidores da Reitoria.

O que é SIGEPE?

É o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, interligado ao Siape, onde o servidor tem acesso ao contracheque e a diversas informações funcionais. O Sistema pode ser acessado no link https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/. Neste endereço, escolha a opção Sigepe Servidor > Sou servidor e depois clique em Precisa de Ajuda? > Primeiro acesso. Clique em “avançar” e preencha os dados solicitados.

Como tenho acesso ao meu contracheque?

O contracheque definitivo é disponibilizado por meio do Sigepe e pode ser acessado após o fechamento da folha de pagamento, geralmente a partir do dia 25 de cada mês.

Quando vou receber o pagamento?

Geralmente a folha de pagamento fecha no dia 05 de cada mês. Se você tomou posse e entrou em exercício até esta data, receberá no próximo pagamento, que é depositado em conta até o 5º dia útil do mês subsequente.

Como é calculado o auxílio transporte?

O auxílio transporte é o benefício pago ao servidor que utiliza o transporte coletivo para chegar à UFT. O cálculo é realizado da seguinte forma:

Minha Contribuição = ((Vencimento Básico/30) x 22 dias úteis) x 6%
Meu gasto mensal = (Valor da Passagem x 2) x 22 dias úteis
Auxílio Transporte = meu gasto mensal - minha contribuição

Como é calculado o auxílio alimentação?

O valor referente a 22 dias úteis é pago diretamente no contracheque, sendo R$ 458,00 para os servidores com jornada de 40 horas e R$ 229,00 para os servidores com jornada de 20 horas.

Como solicito cópia de processo?

Cópias de processo devem ser solicitadas à Divisão de Informação e Registro pelo e-mail ag.info@uft.edu.br, e são enviadas por meio digital. Obs: Os processos devem ser do próprio solicitante, pois não são fornecidas cópias de processos de terceiros sem prévia autorização.

Tenho tempo de contribuição em outro órgão. Como faço a averbação?

Nesse caso, o servidor deve preencher o formulário “Solicitação de Averbação de Tempo de Contribuição”, disponível na Intranet e na Página do Servidor, e anexar a ele a Certidão de Tempo de Contribuição, A referida documentação deve ser entregue na GDH do seu câmpus ou na PROGEDEP, no caso dos servidores da Reitoria.

O que é o Incentivo à Qualificação?

É o percentual concedido ao servidor que possui uma escolaridade superior ao cargo, e pode ser solicitado a qualquer momento, conforme a tabela abaixo:

Nível de escolaridade formal superior ao previsto para o exercício do cargo (curso reconhecido pelo Ministério da Educação)

Área de conhecimento com relação direta

Área de conhecimento com relação indireta

Ensino fundamental completo

10%

-

Ensino médio completo

15%

-

Ensino médio profissionalizante ou ensino médio com curso técnico completo

20%

10%

Curso de graduação completo

25%

15%

Especialização, com carga horária igual ou superior a 360h

30%

20%

Mestrado

52%

35%

Doutorado

75%

50%

 

O que é Progressão por Capacitação?

É a mudança no nível de capacitação em decorrência da obtenção de certificação, após a posse, em programa de capacitação compatível com o cargo ocupado, conforme a Lei nº 11.091/2005.

O que é a Progressão por Mérito?

É a mudança no padrão de vencimento, ocorrida a cada 18 meses de efetivo exercício, sendo automática desde que o servidor tenha obtido resultado satisfatório na avaliação de desempenho.

Como faço a carteirinha do Restaurante Universitário (RU)?

O RU está disponível, por enquanto, nos Câmpus de Araguaína (EMVZ) e Palmas. Em Araguaína o servidor deve procurar o Diretório Acadêmico, no Câmpus Cimba, Bloco C, ramal 2238. Em Palmas o servidor deve se dirigir à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Proest), no Bloco IV, ramal 8113. Para solicitar a carteirinha, é necessário apresentar uma declaração de vínculo com a UFT e uma foto 3x4.

Como funciona o Auxílio Saúde?

O ressarcimento é lançado no contracheque na rubrica per capita saúde suplementar após o pagamento da mensalidade do plano de saúde que atenda à Portaria Normativa SRH/MPOG nº 5 de 11/10/2010.

A Aliança Administradora de planos de saúde (Unimed e OdontoGroup), assinou um Termo de Acordo com a UFT, de modo que, após adesão ao plano de saúde, o servidor deve solicitar o ressarcimento por meio do formulário “Auxílio Saúde”, disponível na Intranet, anexando a cópia do contrato do plano de saúde e cópias autenticadas ou conferidas com os originais dos seguintes documentos do titular e dos dependentes: CPF / RG ou Certidão de Nascimento (nos casos de recém-nascido) / Certidão de Casamento ou União Estável. A documentação deve ser entregue na GDH do seu câmpus ou na PROGEDEP, no caso dos servidores da Reitoria.

Já a Geap possui um convênio com o Ministério do Planejamento, de modo que, após aderir ao plano, o auxílio é automático, sendo que constará do contracheque apenas o desconto da diferença entre a mensalidade e o auxílio, indicado pela rubrica Geap Plano Saúde – Mensalidade.

Já sou titular de outro plano de saúde. Posso receber o ressarcimento?

O servidor pode solicitar o auxílio saúde por meio do formulário “Auxílio Saúde”, disponível na Intranet, anexando a cópia do contrato do plano de saúde, declaração do plano informando se atende ou não à Portaria Normativa SRH/MPOG nº 5 de 11/10/2010 e cópias autenticadas ou conferidas com os originais dos seguintes documentos do titular e dos dependentes: CPF / RG ou Certidão de Nascimento (nos casos de recém-nascido) / Certidão de Casamento ou União Estável. A documentação deve ser entregue na GDH do seu câmpus ou na PROGEDEP, no caso dos servidores da Reitoria.

Após análise do processo, caso seja deferido, o servidor deverá encaminhar à GDH do seu câmpus ou à PROGEDEP (servidores da Reitoria), mensalmente, até o quinto dia útil de cada mês, o comprovante de pagamento do plano de saúde, juntamente com o boleto, para fins de ressarcimento.

Quais dependentes do servidor geram direito ao ressarcimento?

- Cônjuge / companheiro(a)
- Filho(a) / enteado(a) / adotado(a) / menor sob guarda / tutelado(a), solteiro(a), até 21 (vinte e um) anos de idade, ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez
- Filho(a) / enteado(a) / adotado(a) / menor sob guarda / tutelado(a), solteiros, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependente economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecidos pelo Ministério da Educação; devendo, nesses casos, ser entregue semestralmente o comprovante de matrícula à unidade de Recursos Humanos da UFT.
Obs.: Os dependentes acima mencionados devem pertencer ao mesmo plano de saúde do servidor e estar cadastrados como dependentes no Siape.

Orientações sobre cadastro de dependentes:

Com o CPF da criança, você pode solicitar os seguintes benefícios:

  • Auxílio Natalidade
  • Auxílio pré-escolar
  • Dedução no imposto de renda retido na fonte
  • Acompanhamento por motivo de doença
  • Auxílio saúde (per capita saúde suplementar)

No menu "Serviços/Manual do Servidor", consulte os procedimentos e formulários específicos para solicitar cada um deles.

 

Serviços

Clique no item desejado para visualizar procedimentos, legislação, fluxos e formulários.

Através de um estudo de mapeamento de cargos e funções, identificação de lacunas e avaliação de desempenho, o trabalho da Gestão por Competência busca promover o equilíbrio adequado entre os talentos e demanda de trabalho na UFT. Assim, a Gestão por Competência visa identificar pontos de excelência e oportunidades de melhoria para responder às necessidades e aos desafios da organização, suprindo lacunas, agregando conhecimento e valorizando servidores.

Saiba mais: A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal - Decreto Nº 5.707/ 2006

A Avaliação de Desempenho é um eficiente instrumento de apoio ao desenvolvimento humano, avaliando o profissional em vários aspectos do seu desempenho e a Instituição. Trata-se de um instrumento de gestão que permitirá fornecer indicadores que subsidiem o planejamento estratégico, visando o desenvolvimento pessoal e institucional identificando os desequilíbrios funcionais e deficiências organizacionais, propiciando condições favoráveis a melhoria dos processos de trabalho, para auxiliar nas decisões sobre políticas de incentivos e subsidiar na elaboração do plano de capacitação, viabilizando o cumprimento da Missão da UFT.

O Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos da UFT é regulamentado por meio da Resolução Consuni 04/2014 e Instrução Normativa divulgada anualmente. O processo se dá conforme segue:

•Os servidores são avaliados pelos membros da equipe de trabalho; 

•Todo servidor deve se autoavaliar utilizando o(s) mesmo(s) questionário(s) pelo(s) qual(is) foi avaliado.

•A chefia imediata avalia o subordinado direto, assim como, é avaliada pelo mesmo.

O Sistema de Avaliação de Desempenho é por meio de plataforma online. Os pesos da Avaliação são: 

•Avaliação da chefia imediata: peso 50%;

•Avaliação dos integrantes das equipes de trabalho: peso 30%;

•Auto avaliação: peso 20%.

A Avaliação Desempenho é anual e abrange a todos Servidores Técnico- Administrativos, incluindo os servidores em estágio probatório, ocupantes ou não de função gerencial e os docentes ocupantes de funções administrativas até o nível de Pró-reitor, passando pelas Diretorias e Coordenações dos Câmpus, sendo estes, exclusivamente para análise de gestão.

Saiba mais: Resolução Consuni 04/2014

PROCEDIMENTOS PARA A POSSE DE SERVIDOR EFETIVO

Após a publicação da nomeação no Diário Oficial da União o(a) candidato(a) terá 30 (trinta) dias, contados da publicação, para efetivar a posse.

O (a) candidato(a) deverá ser avaliado pela junta médica no SIASS, localizada no prédio do Ministério da Saúde, Quadra 104 Norte, AV LO 02, Conj. 01, lote 19 - Edifício Homadan, 1º Andar, sala 109. Número para agendamento (63) 3218-3931.

No momento da posse o(a) candidato deverá apresentar o atestado médico admissional, os formulários preenchidos e documentos pessoais autenticados, conforme descrito abaixo:

 

EXAMES PARA JUNTA MÉDICA - SIASS - Somente para SERVIDOR EFETIVO

Exames admissionais

A realização dos exames é de responsabilidade do candidato.

Exames Laboratoriais:

  • Hemograma completo;
  • Glicemia de jejum;
  • EAS Urinário;
  • Lipidograma completo;
  • Grupo sanguíneo e fator RH.

Outros:

  • Avaliação clínica oftalmológica com a acuidade visual;
  • Laudo psiquiátrico;
  • ECG com laudo;
  • RX de Tórax PA e Perfil; (Com laudo)
  • Avaliação Cardiológica. (Laudo emitido por Cardiologista)

Cartão de vacinação atualizado com as seguintes vacinas (apresentar cópia):

  • Febre amarela;
  • Tríplice Viral;
  • Tétano;
  • Hepatite B

Observação: os exames têm validade de 90 dias.

 

DOCUMENTOS PARA POSSE - Somente para SERVIDOR EFETIVO

Documentação (cópias autenticadas)

- Carteira de Identidade;

- Carteira do Conselho Profissional (se houver);

- CPF;

- Título de Eleitor;

- Comprovante de Votação (1º e 2º turno – quando houver) ou Certidão de Quitação Eleitoral;

- Certificado de reservista 

- Carteira de Trabalho, páginas que contêm foto, qualificação civil e contrato de trabalho do primeiro emprego (se houver);

- CNH (se houver);

- PIS ou Pasep;

- Comprovante de residência em nome do candidato a ser empossado (caso não haja, apresentar comprovante de residência em nome de terceiro, acompanhado da declaração do proprietário do imóvel, com firma reconhecida em cartório, informando que o candidato reside no endereço que consta do comprovante);

- Comprovante de conta corrente;

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

 

Documentação dos dependentes (cópias autenticadas)

Dependentes: cônjuge/companheiro(a), filhos, enteados, pai/mãe ou padrasto/madrasta, (se houver):

- CPF (obrigatório para todos os dependentes);

- Certidão de Nascimento ou RG;

- Comprovante de escolaridade de curso regular, reconhecido pelo MEC, dos dependentes entre 21 e 24 anos (se houver);

- Termo ou tutela ou adoção (se houver);

- Laudo médico de dependentes excepcionais (se houver).

Observação: o servidor(a) pode cadastrar como dependente pai/mãe ou padrasto/madrasta, apenas com a finalidade de licença para acompanhamento em caso de doença por pessoa da família.

 

Comprovante de escolaridade autenticado (Apresentar escolaridade exigida no edital para o cargo específico):

- Ensino Fundamental e histórico escolar

- Ensino Médio e histórico escolar

- Graduação e histórico escolar

- Especialização e histórico escolar

- Mestrado e histórico escolar

- Doutorado e histórico escolar

Observação: todas as titulações devem ser apresentadas juntamente com histórico.

 

FORMULÁRIOS - Somente para SERVIDOR EFETIVO

Formulários de preenchimento obrigatório:


Formulários de preenchimento facultativo:

 

Fluxo para nomeação de cargo efetivo Técnico Administrativo e Docente:

Nomeação em diário oficial.

Entrar em contato com a Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) pelo telefone: (63) 3218-3931 para agendamento da Perícia Médica.

Apresentar-se no SIASS no dia marcado para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional da Perícia Médica.

Após receber o Atestado de Saúde Ocupacional agendar a posse no campus  em que foi ofertada a vaga:

• GDH - Araguaína - Cimba / Telefone: (63) 2122-2208

• GDH - Araguaína - EMVZ / Telefone: (63) 2122-2106

• GDH - Arraias / Telefone: (63) 3653-1531

• GDH - Gurupi / Telefone: (63) 3311-3543

• GDH - Miracema / Telefone: (63) 3366-8610

• GDH - Palmas / Telefone: (63) 3232-8082

• GDH - Porto Nacional / Telefone: (63) 3363 - 0520

• GDH - Tocantinópolis / Telefone: (63) 3471-6008

Apresentar-se no dia marcado com documentos e laudo médico para posse.

Lotação do Servidor (no caso do cargo Assistente Administrativo, ocorrerá Seleção do Perfil para efetivação do cargo).

 

PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO

Após a publicação da autorização para contratação no Diário Oficial da União, o (a) candidato (a) terá 30 (trinta) dias, contados da publicação, para efetivar a contratação.

O (a) candidato(a) deverá ser avaliado pela junta médica no SIASS, localizada no prédio do Ministério da Saúde, Quadra 104 Norte, AV LO 02, Conj. 01, lote 19 - Edifício Homadan, 1º Andar, sala 109. Número para agendamento (63) 3218-3931.

De posse do atestado médico ocupacional o(a) candidato(a) deverá entrar em contato para agendar a contratação no campus em que foi ofertada a vaga:

• GDH - Araguaína - Cimba / Telefone: (63) 2122-2208

• GDH - Araguaína - EMVZ / Telefone: (63) 2122-2106

• GDH - Arraias / Telefone: (63) 3653-1531

• GDH - Gurupi / Telefone: (63) 3311-3543

• GDH - Miracema / Telefone: (63) 3366-8610

• GDH - Palmas / Telefone: (63) 3232-8082

• GDH - Porto Nacional / Telefone: (63) 3363 - 0520

• GDH - Tocantinópolis / Telefone: (63) 3471-6008

No momento da contratação o(a) candidato deverá apresentar o atestado médico admissional, os formulários preenchidos e documentos pessoais autenticados, conforme descrito abaixo:

 

EXAMES PARA JUNTA MÉDICA - SIASS - Somente para PROFESSOR SUBSTITUTO

Exames admissionais

A realização dos exames é de responsabilidade do candidato.

Exames Laboratoriais:

  • Hemograma completo;
  • Lipidograma completo;
  • Grupo sanguíneo e fator RH;

Outros:

  • Laudo psiquiátrico;

Cartão de vacinação atualizado com as seguintes vacinas (apresentar cópia):

  • Febre amarela;
  • Tríplice Viral;
  • Tétano;
  • Hepatite B;

Observação: os exames têm validade de 90 dias.

 

DOCUMENTOS PARA CONTRATAÇÃO - Somente para PROFESSOR SUBSTITUTO

Documentação (cópias autenticadas)

- Carteira de Identidade;

- Carteira do Conselho Profissional (se houver);

- CPF;

- Título de Eleitor;

- Comprovante de Votação (1º e 2º turno – quando houver) ou Certidão de Quitação Eleitoral;

- Certificado de reservista 

- Carteira de Trabalho, páginas que contêm foto, qualificação civil e contrato de trabalho do primeiro emprego (se houver);

- CNH (se houver);

- PIS ou Pasep;

- Comprovante de residência em nome do candidato a ser empossado (caso não haja, apresentar comprovante de residência em nome de terceiro, acompanhado da declaração do proprietário do imóvel, com firma reconhecida em cartório, informando que o candidato reside no endereço que consta do comprovante);

- Comprovante de conta corrente;

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

 

Documentação dos dependentes (cópias autenticadas)

Dependentes: cônjuge/companheiro(a), filhos, enteados, pai/mãe ou padrasto/madrasta, (se houver):

- CPF (obrigatório para todos os dependentes);

- Certidão de Nascimento ou RG;

- Comprovante de escolaridade de curso regular, reconhecido pelo MEC, dos dependentes entre 21 e 24 anos (se houver);

- Termo ou tutela ou adoção (se houver);

- Laudo médico de dependentes excepcionais (se houver).

Observação: O professor(a) substituto(a) pode cadastrar pai/mãe ou padrasto/madrasta, mesmo não sendo dependente econômico, apenas com a finalidade de licença para acompanhamento em caso de doença por pessoa da família.

 

Comprovante de escolaridade autenticado (Apresentar escolaridade exigida no edital para o cargo específico):

- Graduação e histórico escolar

- Especialização e histórico escolar

- Mestrado e histórico escolar

- Doutorado e histórico escolar

 

FORMULÁRIOS - Somente para PROFESSOR SUBSTITUTO

Formulários de preenchimento obrigatório:


Formulários de preenchimento facultativo:

 

Sobre Planos de Saúde

O servidor pode escolher o plano que melhor atender suas necessidades, desde que este esteja em conformidade com a Portaria Normativa nº 05 da SRH/MPOG de 11 de outubro de 2010, que substituiu a Portaria Normativa SRH nº 3, de 15 de setembro de 2009.

A Universidade indica duas prestadoras de serviço, cabendo ao servidor optar ou não pelas empresas sugeridas:


GEAP

Os beneficiários da Geap têm a opção de escolher entre quatro diferentes planos de saúde. Cada um deles possui suas especificidades quanto à rede assistencial, porém todos são nacionais, atendem aos procedimentos estabelecidos pelo rol de referência estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS) nos segmentos ambulatorial e hospitalar e são coparticipativos. Mais informações no site www.geap.com.br.

 

Aliança

Os beneficiários que optarem pelo Plano de Saúde Unimed podem escolher, sem co-participação, entre a cobertura regional e nacional optando ainda entre apartamento ou enfermaria.

Já para o plano Odontológico, a Aliança oferece o Odontogroup com cobertura nacional e sem carência, do qual abrange os seguintes serviços: Cobertura clínica completa, como clínica geral; restaurações; tratamento de gengiva e canal; radiologia; cirurgia oral menor; odontopediatria; prótese provisória e aparelhos ortodônticos, exceto documentação e manutenção. Mais informações no site www.aliancaadm.com.br.

De acordo com a Portaria n° 625, de 21 de dezembro de 2012, o servidor ao aderir a um plano de saúde tem por direito o Auxílio Saúde no qual ele arcará com parte do valor pago ao plano e a Administração Pública Federal com outra parte, ressarcida em contracheque.

Para receber o auxílio o servidor necessariamente tem que ser o titular do plano. Além disso, o contrato é firmado entre servidor e operadora do plano de saúde, não cabendo à UFT responsabilidade sobre os serviços prestados pelo plano.

Vale lembrar que a efetivação do Auxílio Saúde acontece com a solicitação junto aos Recursos Humanos através do preenchimento deste formulário.

É possível conferir o valor do auxílio saúde a ser recebido pelo servidor e seus dependentes na tabela abaixo:

 

Faixa Etária Salário até R$ 1.499,00 Salário de R$ 1.500,00 a R$ 1.999,00 Salário de R$ 2.000,00 a R$ 2.499,00 Salário de R$ 2.500,00 a R$ 2.999,00 Salário de R$ 3.000,00 a R$ 3.999,00 Salário de R$ 4.000,00 a R$ 5.499,00 Salário de R$ 5.500,00 a R$ 7.499,00 Salário de R$ 7.500,00 ou mais
00-18 anos R$ 149,52 R$ 142,47 R$ 135,42 R$ 129,78 R$ 122,71 R$ 111,43 R$ 107,20 R$ 101,56
19-23 anos R$ 156,57 R$ 149,52 R$ 142,47 R$ 135,42 R$ 129,78 R$ 114,25 R$ 108,61 R$ 102,97
24-28 anos R$ 158,69 R$ 151,64 R$ 144,59 R$ 137,53 R$ 131,89 R$ 116,38 R$ 110,73 R$ 105,08
29-33 anos R$ 165,04 R$ 156,57 R$ 149,52 R$ 142,47 R$ 135,42 R$ 117,07 R$ 111,43 R$ 105,79
34-38 anos R$ 169,97 R$ 161,51 R$ 154,46 R$ 147,41 R$ 140,35 R$ 122,02 R$ 116,38 R$ 110,73
39-43 anos R$ 175,61 R$ 167,15 R$ 160,10 R$ 153,05 R$ 146,00 R$ 127,66 R$ 122,02 R$ 116,38
44-48 anos R$ 190,03 R$ 180,76 R$ 171,49 R$ 163,77 R$ 156,04 R$ 129,78 R$ 123,60 R$ 117,42
49-53 anos R$ 193,05 R$ 183,63 R$ 174,21 R$ 166,37 R$ 158,52 R$ 131,84 R$ 125,56 R$ 119,28
54-58 anos R$ 196,06 R$ 186,50 R$ 176,94 R$ 168,97 R$ 161,00 R$ 133,90 R$ 127,52 R$ 121,14
59 ou mais R$ 205,63 R$ 196,06 R$ 186,50 R$ 176,94 R$ 168,97 R$ 137,09 R$ 130,71 R$ 124,33

A Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde (DQVT) compreende o servidor como um ser bio-psico-social buscando proporcionar bem-estar físico e mental para os servidores através de suas ações. Tem como função atender às demandas dos servidores na área da saúde, através de ações de promoção, vigilância e prevenção de agravos à saúde destes de acordo com o Plano de Gestão da Universidade e com a Política Nacional de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal. 

Telefone: 3232-8146

Email: dqvt@uft.edu.br

Compõem a DQVT

  • Subsistema Integrado de Atenção à Saúde (SIASS)

               104 Norte, Av. LO 02, Conj. 01, Lt 19 (Ed. do Ministério da Saúde) 1º andar, Sala 109

               Telefone: (63)3218-3931

               E-mail: siass@uft.edu.br

               https://siasstocantins.wordpress.com 

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) tem por objetivo desenvolver ações conjuntas nos campos de segurança e de saúde dos servidores da Administração Pública Federal. Portanto, para desenvolver as atividades de perícia oficial, de promoção e de prevenção, de vigilância e de acompanhamento da saúde dos servidores numa perspectiva multiprofissional, foram criadas, sob orientação e coordenação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Unidades de Referência com vistas a garantir a implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS), conforme Decreto n° 6.833 de 29 de abril de 2009.

A gestão do SIASS se baseia no levantamento de informações epidemiológicas; na inter-relação entre os eixos; no trabalho em equipe multidisciplinar; e nas avaliações dos ambientes e relações de trabalho.

Às Unidades SIASS competem o desenvolvimento das seguintes ações:

Ø Perícia Médica e Odontológica;

Ø Promoção à Saúde;

Ø Apoio assistencial nos casos de agravos instalados;

Ø Readaptação  profissional;

Ø Registro dos Acidentes no trabalho;

Ø Identificação do nexo nas doenças ocupacionais;

Ø Confecção de laudos ambientais,

Ø Vigilância dos ambientes, entre outras.


  • Setor de Qualidade de Vida e Saúde

               A divisão de Qualidade de Vida e Saúde tem como objetivo realizar ações sistêmicas, efetivas e integradas de promoção à saúde que promovam o bem-estar físico e mental do servidor em seu ambiente de trabalho. 


  • Setor de Vigilância e Segurança no Trabalho

               Tem como finalidade realizar o conjunto de ações contínuas e sistemáticas, que possibilitem detectar, conhecer, pesquisar, analisar e monitorar os fatores determinantes e condicionantes da saúde relacionados aos ambientes e processos de trabalho, e tem por objetivo planejar, implantar e avaliar intervenções que reduzam os riscos ou agravos à saúde de acordo com a Norma Operacional de Saúde do Servidor Público federal (NOSS).


Saiba mais: Cartilha Adicionais de Insalubridade e Periculosidade

Saiba mais: Procedimentos para Montagens de Processos de Solicitação de Adicionais

Sobre previdência (Breve!)

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