Perguntas frequentes sobre o CsF

Por Portal UFT | Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2014, 10h31 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Perguntas frequentes sobre o CsF

O que são os comprovantes de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência exigidos pela Capes?
Esses comprovantes são documentos que atestam que você participou de programas de iniciação científica, programas tecnológicos desenvolvidos pela Universidade e/ou programas de monitoria. O aluno não precisa necessariamente ter recebido bolsa de auxílio financeiro, porém, essa documentação tem que estar assinada pelo representante do Colegiado/Seção de Ensino do curso de graduação ou pelos representantes das Pró- reitorias de Pesquisa, Graduação e Extensão ou ainda por um representante do CNPq.

Existe a possibilidade dos prazos do ciência sem fronteiras serem prorrogados?
O Ciência sem Fronteiras é um programa promovido e coordenado pela Capes. Dessa maneira, não sabemos se haverá prorrogação dos prazos, sejam eles de inscrição ou de apresentação do Certificado de Proficiência. Caso isso aconteça, a Capes e a DAI darão ampla divulgação ao fato.

Na inscrição no Ciência sem Fronteiras percebi que existem dois códigos diferentes para o meu curso. Qual deles devo utilizar?
Segundo informado pela Capes, no ato da inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras, caso haja dois cursos com mesmo nome, porém com códigos diferentes, o aluno poderá escolher qualquer uma das opções. O que será avaliado posteriormente será o histórico que o aluno anexar no ato da inscrição e a referência com o curso escolhido na lista do Ciência Sem Fronteiras.

Posso me inscrever para mais de uma Chamada do Programa Ciência sem Fronteiras?
Não. Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única Chamada. Na hipótese de envio de uma nova inscrição pelo mesmo candidato, respeitando-se a data limite de inscrição, esta será considerada substituta da anterior, sendo levada em conta para análise apenas a última inscrição recebida.

A universidade estrangeira exige tradução juramentada dos meus documentos. A DAI faz esse serviço?
Não. A DAI não faz tradução juramentada. É importante lembrar que, no caso do Programa Ciência sem Fronteiras, a Capes não dá ajuda de custo para traduções. Existe a possibilidade da DAI certificar a tradução da documentação, mediante o original em português.

Posso me candidatar a mais de um país?
Não. Cada aluno pode candidatar-se a apenas um edital por vez. No site do Ciência sem Fronteiras se o aluno for fazer uma segunda inscrição, estará alterando a opção de país da primeira. Ficará salva a última alteração feita no sistema de inscrições.

Posso escolher a universidade onde vou estudar?
Não. Caberá à Capes, ao CNPq e à instituição parceira (IIE, UUK, DAAD, NUFFIC, CBIE, CALDO, G8, KFPP) escolherem a universidade de destino do candidato.

Quais os documentos corretos a serem anexados no formulário do online CsF?
O formulário on-line de inscrição solicita que seja anexado o histórico escolar de graduação, certificados de bolsas de Iniciação Científica externas (bolsas direto ao pesquisador CNPq, Fapergs, Finep etc.) devem ser solicitados pelo aluno diretamente à agência pagadora da bolsa.

A documentação exigida pode ser enviada por e-mail?
Não. As documentações exigidas deverão ser enviadas pelo site da Capes, na página do programa, respeitando o respectivo calendário. Todos os documentos devem estar no formato PDF.

Os documentos solicitados podem ser enviados após o prazo de inscrição?
Não. Os documentos exigidos devem ser enviados junto com o formulário de inscrição dentro do período estipulado pela chamada pública correspondente.

Posso me candidatar de forma individual?
Não. A UFT possui acordo de adesão com a Capes/CNPq.

Como sei se minha candidatura online foi enviada corretamente?
Após preencher o formulário e fazer upload dos arquivos, você deve clicar em "Enviar". Somente assim teremos como fazer a homologação on-line da sua candidatura.