Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Pós-Graduação > Mestrados e Doutorados > Ensino > Programas de Pós-Graduação > Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ)
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ)

Teses e Dissertações (Rep. Inst.) | Bibliotecas | Portal do Aluno | Portal do Professor

Processo Seletivo 2017

Previsão de lançamento do edital de seleção: Janeiro de 2017 || Início das aulas: Março de 2017
Aguarde mais informações.

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Tocantins (PPGQ/UFT), curso de mestrado acadêmico, tem como área de concentração "Química Analítica/Ambiental e Química Orgânica", que objetiva oferecer aos pós-graduandos uma formação profissional com perfil para atuar em ensino, pesquisa e desenvolvimento em Química.

Com disciplinas tradicionalmente oferecidas nos cursos de pós-graduação de formação generalista em Química, e também disciplinas com conteúdo tecnológico, o curso possibilitará ao egresso contribuir com pesquisas consistentes voltadas ao desenvolvimento tecnológico, à valorização da sociedade, à exploração da biodiversidade, ao controle da poluição gerada por lançamento de efluentes líquidos, gasosos e resíduos sólidos, e à caracterização dos recursos hídricos e minerais inseridos no contexto da Região Norte do Brasil.

 

Histórico

A criação do PPGQ está diretamente relacionada às demandas dos egressos do curso de química ambiental do Câmpus de Gurupi e demais cursos de áreas afins da região norte do Brasil.

No ano de 2015, uma equipe de docentes do câmpus elaborou e apresentou o projeto de criação do Programa de Pós-graduação em Química, nível mestrado acadêmico. O projeto veio a se viabilizar em 2016, sobretudo, pela determinação dos professores inseridos no programa.

A proposta de um curso de Pós-Graduação em Química foi motivada, sobretudo, pelo contexto tecnológico e ambiental do país e do Estado, uma vez que é crescente a demanda de profissionais qualificados para este setor, e que a cada dia se define uma nova atividade e uma nova aplicação técnica nesta área.

Atualmente, o Estado do Tocantins se destaca na Região Norte do País devido seu potencial agrícola, pecuário, ambiental e industrial. Dessa forma, é necessário incentivar a investigação do potencial da biodiversidade para o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos de valores agregados, de forma a atender a expansão industrial, que exige profissionais qualificados nos cenários emergentes. Necessita-se também, estimular pesquisas voltadas ao conhecimento de processos químicos ambientais para que se possa desenvolver tecnologias voltadas ao controle da poluição, ao desenvolvimento socioeconômico sustentável e à manutenção da qualidade ambiental.

Área de Concentração

Química Analítica/Ambiental - Nesta área será dada ênfase ao desenvolvimento e a aplicação de metodologias espectroanalíticas, eletroanalíticas, voltamétricas, amperométricas e cromatográficas para estudos de interesse farmacêutico, alimentício, clínico e principalmente ambiental. Utilizando técnicas de extração/pré-concentração por sistemas mecanizados e/ou automatizados em fluxo para o preparo de amostras de diferentes matrizes. Área cujo foco se dá na química analítica ambiental, análise de traços e ainda no desenvolvimento de metodologias analíticas que serão aplicadas para caracterizar e avaliar a eficiência de tratamentos de contaminantes em solo, água e ar.

Química Orgânica - Nesta área será enfatizada a pesquisa em produtos naturais e química medicinal. O estudo fitoquímico e bioprospectivo de espécies vegetais e microorganismos terá por objetivo a busca por novos metabólitos secundários bioativos, com potencial terapêutico e estudo quimiotaxonômico, utilizando técnicas modernas de fracionamento químico e cromatografia, visando à identificação e determinação estrutural por RMN, IV, UV, massas, CG-MS-MS, polarimetria, dentre outras. A pesquisa em química medicinal enfocará o emprego de técnicas de planejamento e síntese de compostos orgânicos candidatos a fármacos, como, planejamento baseado em estudos computacionais, estudo de relação estrutura-atividade, otimização de protótipos ativos sintéticos e de origem natural, bem como o estudo espectroscópico e teórico de tais compostos.

Linhas de Pesquisa

Controle e Remediação Ambiental - Objetiva desenvolver métodos e técnicas para controle e remediação de contaminantes de solo, água e ar, bem como avaliar e criar métodos analíticos que forneçam resultados confiáveis para caracterização de amostras ambientais. Propor instrumentos, processos e métodos que visam a utilização dos recursos naturais em harmonia com a preservação do meio ambiente, buscando principalmente, a proteção dos biomas Cerrado e Floresta Amazônica. Envolvendo o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias para o controle e monitoramento da poluição ambiental, através de estudos quanto a poluição atmosférica, lançamento de efluentes líquidos, geração de resíduos, contaminação de solo e água por agrotóxicos e demais impactos ambientais provenientes de atividades industriais, agropecuárias, de mineração entre outras que inviabilizam o uso sustentável dos recursos naturais.

Educação em Ciência e Ambiental - Centra-se em planejar e desenvolver ações voltadas para a melhoria do ensino de ciências, em específico o ensino de química, e para a educação ambiental. Em relação ao ensino de ciências, as pesquisas direcionar-se-ão a respeito de instrumentos metodológicos de ensino e suas colaborações para a aprendizagem e a relação com o saber, assim como na divulgação científica e espaços não formais de educação. Sob o aspecto da educação ambiental, as pesquisas terão uma perspectiva crítica, em que a mudança ambiental deve estar aliada ao compromisso social de cada cidadão em tratar o meio ambiente como parte integrante da sociedade e como parte integrante da própria formação.

Química de Produtos Naturais - A Química de Produtos Naturais é responsável pela identificação, isolamento, purificação e caracterização de substâncias naturais produzidas pelo metabolismo secundário de plantas e micro-organismos. Os estudos nesta área são considerados estratégicos por envolver o conhecimento da biodiversidade num sentido amplo, além de fornecer fontes renováveis de substâncias com importância nas diversas áreas da ciência e tecnologia. Dentro desse contexto, Química de Produtos envolve a investigação química, farmacológica e biológica de plantas medicinais e micro-organismos associados, na busca de novas moléculas com potenciais de utilização médica, bioquímica, biológica e agroquímica, além do desenvolvimento de fitopreparados e síntese de produtos naturais. Nessa linha de pesquisa cálculos computacional e simulações serão usados na elucidação eletrônica e estrutural dos compostos de interesse, fortalecendo a parte experimental.

Docentes

Professores Permanentes

  • Ana Maria da Silva Maia - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Daniel Santos Mulholland - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Douglas Azevedo Castro - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Douglas Henrique Pereira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Gessiel Newton Scheidt - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Grasiele Soares Cavallini - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Lucas Samuel Soares dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Luiz Gustavo de Lima Guimaraes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Marcio dos Santos Teixeira Pinto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Rafaela Oliveira Ferreira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Vanessa Mara Chapla - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Welington Francisco - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Professores Colaboradores

  • Carolina Porto Prados - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Niléia Cristina da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Patrícia Xavier Baliza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Discentes

Alunos Especiais

Egressos

Contatos

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins | Câmpus de Gurupi
Rua Badejós, Lote 7, Chácaras 69 e 72, Zona Rural
Gurupi/TO | 77402-970 | Caixa Postal 66
Bloco Anfiteatro | Sala 01 

Telefone: (63) 3311-3512
- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.uft.edu.br/ppgq

 

Comitê Gestor
 

Docentes:

  • Douglas Henrique Pereira (Coordenador) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Grasiele Soares Cavallini - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Vanessa Mara Chapla – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Daniel Santos Mulholland – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fim do conteúdo da página