Página inicial > Ensino > Pós-Graduação > Mestrados e Doutorados > Ensino > Programas de Pós-Graduação > Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais - PPGCFA

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais - PPGCFA

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais da Universidade Federal do Tocantins (PPGCFA/UFT) em nível de Mestrado Acadêmico, destina-se a proporcionar formação científica ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de ensino, pesquisa e inovação tecnológica na área de Ciências Florestais e Ambientais. Tem por objetivo a formação de profissionais qualificados para promover o desenvolvimento científico, tecnológico e ambiental no Bioma Cerrado e ecótonos presentes na bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, e de forma mais específica, no estado do Tocantins. O Programa visa também suprir uma lacuna no processo de formação de profissionais capacitados para o desenvolvimento sustentável do segmento florestal que está se estabelecendo na região, e também, a consolidação das linhas de pesquisa no âmbito das Ciências Florestais e Ambientais.

Outro objetivo, de relevante impacto regional, relaciona-se ao atendimento de uma consistente e crescente demanda de egressos dos cursos de graduação da UFT nas temáticas florestal, tecnológica e ambiental, bem como de profissionais formados por outras instituições de ensino que buscam a continuidade acadêmica por meio de um programa de pós-graduação.

Assim, o PPGFA está em consonância com os objetivos estratégicos da UFT, com a vocação demonstrada pelo Câmpus de Gurupi para a pesquisa e pós-graduação e constitui-se num desdobramento das estratégias perseguidas desde a implantação e a consolidação do Curso de Graduação em Engenharia Florestal da UFT, bem como vem a atender uma lacuna a nível regional e estadual, no que se refere à pesquisa e à formação técnica e científica na área das Ciências Florestais e Ambientais no estado do Tocantins.

Para o Programa, a visão desejada será alcançada não somente com as ações de pesquisa, mas também com o ensino. A graduação deve ser a base da produção de conhecimento e, portanto deve estar intimamente ligada à pós-graduação. Por isso, o PPGCFA incentiva a participação de acadêmicos de graduação nos projetos de pesquisa conduzidos pela pós-graduação.

Área de concentração: Ciências florestais e ambientais
Prevê a realização de estudos e pesquisas em áreas de florestas naturais e plantadas, buscando a conservação, gestão e o manejo com o desenvolvimento de tecnologias para a utilização sustentável dos recursos naturais.

Linhas de Pesquisa:

1. Conservação e gestão de recursos naturais - tem a finalidade de desenvolver pesquisas ligadas aos recursos naturais relacionados principalmente aos ecossistemas florestais. Visa analisar, monitorar, planejar subsidiando cientificamente o desenvolvimento sustentável regional considerando os aspectos ambientais relacionados, como a composição florística, o clima, os recursos hídricos, a ecologia, a pedologia, a recuperação e recomposição de ambientes degradados bem como a proteção e gestão de ambientes naturais.

2. Manejo, silvicultura e tecnologia florestal - tem a finalidade de desenvolver pesquisas envolvendo técnicas silviculturais, manejo florestal e a tecnologia de produtos florestais, buscando interligar a produção com a utilização racional e sustentável dos recursos florestais com enfoque técnico, econômico, social e ambiental.

Mestrado

Disciplinas Obrigatórias:

Seminário I (Prof. André Ferreira do Santos)
Quintas-feiras, das 16h às 18h

Seminário II (Prof. Edy Baraúna e Prof. Marcos Giongo)
Sextas-feiras, das 8h às 10h

Disciplinas Eletivas:

Manejo da fertilidade do solo (Prof. Rubens Ribeiro)
Sextas-feiras,  das 14h às 18h

Ecologia do Fogo (Prof. Antônio Carlos Batista)
Dias 21 a 23 de agosto, das 8h às 18h

Mensuração e modelagem florestal (Prof. Valdir Carlos Lima de Andrade)
De 03 a 08/11, das 19h às 22h; de 17 a 22/11, das 19h às 22h; de 08 a 13/12, das 19h às 22h

Recuperação de áreas degradadas (Profa. Patrícia Aparecida de Souza)
Terças-feiras, das 14h às 15h45

Biotecnologia de microalgas e cianobactérias (Prof. Bruno dos S. A. F. Brasil)
De 25 a 29/08, das 8h às 16h

Biologia de Fungos (Prof. Felix Gonçalves de Siqueira)
De 01 a 06/09, das 8h às 16h

Virologia molecular (Profa. Virgínia Carla de Oliveira)
De 10 a 17/11, das 8h às 16h

Biologia molecular (Prof. Raimundo W. de Souza Aguiar)
De 24 a 28/11, das 8h às 16h

Docentes

Eduardo Andrea Lemus ErasmoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Priscila Bezerra de Souza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Discentes
Não há discentes cadastrados

Egressos
Não há egressos cadastrados

Não há links cadastrados.

Não há defesas agendadas.

Não há eventos cadastrados.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCFA)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins | Câmpus de Gurupi