Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Graduação > Formas de Ingresso
Início do conteúdo da página

Estude na UFT

 

Vestibular 2024/1
 
Publicação do Resultado Final 19/12/2023 AQUI

Publicação da Convocatória da 1ª chamada 18/01/2024 (a partir das 16h) AQUI

Matrículas 1ª Chamada 22, 23 e 24/01/2024 (até as 18h) AQUI

Publicação da 2ª chamada 26/01/2024 (a partir das 16h) AQUI

Matrículas 2ª Chamada 30 e 31/01/2024 (até às 18h) AQUI

Publicação da 3ª chamada 02/02/2024 (a partir das 16h) AQUI

Matrículas 3ª Chamada 06 e 07/02/2024 (até às 18h) AQUI

Publicação da 4ª chamada 16/02/2024 (a partir das 16h) AQUI

Matrículas 4ª Chamada 19 e 20/02/2024 (até às 18h) AQUI

Publicação da 5ª chamada 22/02/2024 (a partir das 16h) AQUI

Matrículas 5ª Chamada 26 e 27/02/2024 (até às 18h) AQUI
 
 

 

  

  


Dúvidas sobre matrícula contate as secretarias acadêmicas pelos e-mails:
Atendimento será realizado pelos e-mails:
Secretaria Acadêmica de Arraias -
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria Acadêmica de Araguaína - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria Acadêmica de Gurupi - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria Acadêmica de Miracema -
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria Acadêmica de Palmas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria Acadêmica de Porto Nacional –
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria Acadêmica de Tocantinópolis - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Acesse também: Oferta e Quadro de Horários
e a Grade e Corpo Docente de cada curso.

Sobre o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem.

O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet, no site do sistema. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

 
O Sisu na UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) utiliza o Sisu como forma de ingresso nos cursos presenciais de graduação desde o primeiro semestre de 2010 (Vestibular 2010/1), quando foram ofertadas 25% das vagas de cada curso por meio deste Sistema.

Desde 2015, o Sisu passou a ser adotado na UFT como sistema de seleção para 100% das vagas, conforme a Resolução do Consuni n° 013/2013. Parte dessas vagas disponibilizadas é reservada a candidatos que se enquadram na Lei 12.711/2012, que prevê cotas para estudantes oriundos de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos e indígenas e com deficiência, além das vagas das ações afirmativas específicas da UFT, reservadas a quilombolas e indígenas.

Em 2019, com o retorno do Vestibular aprovado pela Resolução do Consuni nº 25/2018 a instituição passou a ofertar 50% das vagas pelo SISU.

A distribuição das vagas por câmpus, curso e modalidade de concorrência pode ser consultada no Termo de Adesão e no Edital, que são publicados a cada edição.

Vagas remanescentes

As vagas não ocupadas por meio do Sisu e do Vestibular são disponibilizadas, a cada semestre, por meio de Processo Seletivo Complementar (também baseado na nota do Enem).

Contatos

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é a responsável pela operacionalização do Sisu na UFT. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3229-4225 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Edição 2022/1

Na Edição 2022/1 do Sisu serão ofertadas metade das vagas autorizadas para cursos de graduação presenciais, sendo 927 vagas distribuídas em 49 cursos nos sete câmpus da UFT/UFNT.

Poderão se inscrever estudantes que fizeram o Enem de 2021, que tenham obtido na redação nota maior que zero e não tenham feito o Enem na condição de treineiros.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com o número de inscrição e a senha do Enem de 2021. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem.

FIQUE ATENTO:

- NOTA FINAL: A composição da Nota Final no SISU não é necessariamente a nota final do ENEM, pois para cálculo da nota para o processo seletivo, são adotados pesos diferentes para cada área do conhecimento avaliada no Enem, além de notas mínimas para cada uma delas.

- DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA: Organize toda sua documentação, de acordo com a modalidade de vaga para a qual se inscreveu e fique com tudo pronto para matrícula, caso seja aprovado e convocado.

- LISTA DE ESPERA: Estudantes que não forem convocados na chamada regular, podem Manifestar Interesse Lista de Espera. Na UFT, essa manifestação ocorre em duas etapas obrigatórias, sendo a primeira no site do SISU/MEC e a segunda no sistema da Sigrad da UFT.

Cronograma
  • Inscrições
  • Publicação da Chamada Regular
  • Matrícula Eletrônica da Chamada Regular
  • Manifestação de Interesse na Lista de Espera no site do Sisu
  • Manifestação de Interesse na Lista de Espera no site da UFT
  • Publicação das Chamadas da Lista de Espera
Documentos importantes
Sobre os Processos Seletivos Complementares (PSC)

O Processo Seletivo Complementar é um processo previsto pela UFT visando ao preenchimento de vagas nos cursos presenciais de graduação por motivos de não ocupação, desistências, cancelamentos e outros, esgotadas as possibilidades de chamadas do Vestibular e Sisu.

Em alguns momentos específicos, como na pandemia da Covid-19, foi utilizado como processo alternativo ao vestibular, pela impossibilidade de realização de atividades presenciais.

A partir de 2022/2 e pelos próximos três (3) semestres o PSC será utilizado para oferta de 50% das vagas dos cursos de graduação, como alternativa, desta vez ao SISU que teve adesão suspensa por esse período.

A seleção dos candidatos neste processo é efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O número de vagas e os cursos disponíveis em cada edição são divulgados em edital próprio, mantendo a reserva de vagas para quilombolas e indígenas (Ações Afirmativas) e para os estudantes contemplados pela Lei n° 12.711, que prevê cotas para candidatos oriundos de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e de baixa renda.

Na edição 2022/2 do PSC serão ofertadas 50% das vagas de graduação em substituição ao Sisu 

  • - Serão 785 vagas em 42 cursos em sete (7) câmpus da UFT e UFNT;
  • - A classificação é feita exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • - Podem ser utilizadas notas obtidas no Enem de 2015 a 2021, no ato da inscrição o candidato escolhe qual edição vai utilizar;
  • - A nota final será calculada a partir do peso previsto para área do conhecimento avaliada pelo Enem, conforme tabela, para cada curso.
Cronograma 

26/05 a 12/06/2022

Inscrições

https://sistemas.uft.edu.br/sigrad/inscricao

20/06/2022

Publicação do Resultado Final e 1ª Chamada

www.uft.edu.br/estudenauft

27 e 28/06/2022

1ª Chamada - Matrícula Eletrônica

https://sistemas.uft.edu.br/sigrad

30/06/2022 (a partir das 16h)

2ª Chamada - Publicação

www.uft.edu.br/estudenauft

05 e 06/07/2022

2ª Chamada - Matrícula Eletrônica

https://sistemas.uft.edu.br/sigrad

08/07/2022 (a partir das 16h)

3ª Chamada - Publicação

www.uft.edu.br/estudenauft

12 e 13/07/2022

3ª Chamada - Matrícula Eletrônica

https://sistemas.uft.edu.br/sigrad

15/07/2022 (a partir das 16h)

4ª Chamada - Publicação

www.uft.edu.br/estudenauft

19 e 20/07/2022

4ª Chamada - Matrícula Eletrônica

https://sistemas.uft.edu.br/sigrad

22/07/2022 (a partir das 16h)

5ª Chamada - Publicação

www.uft.edu.br/estudenauft

26 e 27/07/2022

5ª Chamada - Matrícula Eletrônica

https://sistemas.uft.edu.br/sigrad

...

Extravestibular 2016/2 e 2017/1

Matrículas dias 05 e 06 de janeiro de 2017.
Resultado e mais informações aqui .

Sobre o Extravestibular

Extravestibular é o processo seletivo destinado à transferência de candidatos de outros cursos da UFT ou de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e ao ingresso de portadores de diploma de Nível Superior para realizar novo curso.

  • Transferência Interna e Externa: Segundo os Arts. 34 a 43 do Regimento Acadêmico da UFT, será facultada ao acadêmico a transferência interna de um curso de graduação para outro, bem como a troca de turno, no âmbito da UFT, mediante processo seletivo. Essa transferência interna entre cursos será concedida uma única vez, observadas as condições do edital específico
  • Reingresso: É a forma de ingresso de ex-acadêmicos que perderam o vínculo com a Universidade.
  • Portador de diploma: Portadores de diploma de nível superior, independente de concurso vestibular, concedido mediante processo seletivo, divulgado por meio de edital.

O acadêmico admitido em uma das formas de retorno estará sujeito a possíveis adaptações curriculares ou regimentais no período em que a matrícula tiver sido cancelada.

 

Sobre Aluno Especial

O ingresso na UFT de acadêmicos em disciplinas isoladas (modalidade Aluno Especial) ocorre após o processo de matrícula dos acadêmicos regulares, sem constituir vínculo com qualquer curso de graduação da Instituição.

Esta forma de ingresso é permitida aos portadores de diploma de curso superior, acadêmicos regulares de outros câmpus da UFT e de outras Instituições de Ensino Superior, e a acadêmicos que concluíram o Ensino Médio, respeitada a existência de vagas, a obtenção de parecer favorável do Colegiado de Curso, e as disposições divulgadas por meio de editais específicos.

 

Sobre Aluno Estrangeiro

O ingresso de alunos estrangeiros na UFT se dá por meio do Programa de Estudante Convênio–Graduação (PEC-G) e outros convênios com diversos países.

Mais informações com a Coordenação de Relações Internacionais (Relinter), no site www.uft.edu.br/relinter.

 

Sobre Vestibular EaD

Para os candidatos aos cursos a distância (EaD) são realizados processos seletivos específicos abertos a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou estudos equivalentes. O Vestibular EaD é realizado semestralmente pela Comissão Permanente de Seleção ( Copese) e a Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE).

 

Sobre o Parfor

Para ingressar no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), o professor deve se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Paulo Freire, desenvolvida pelo MEC, onde também terá seu currículo cadastrado e atualizado.

A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação pelas IES publicas, as secretarias estaduais e municipais de educação terão na Plataforma Freire um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das IES públicas à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. As pré-inscrições são submetidas pelas secretarias estaduais e municipais às IES públicas, que procederão a inscrição dos professores nos cursos oferecidos.

O processo de seleção na UFT ocorre por meio de edital direcionado aos candidatos inscritos e validados na Plataforma Freire para os cursos de graduação oferecidos exclusivamente para o programa. A classificação é determinada por sorteio público dos candidatos validados, quando as vagas forem inferiores ao número de candidatos, até que sejam ocupadas todas as vagas ofertadas.

O candidato validado que não for contemplado no número de vagas ofertado no semestre indicado, a critério dos recursos disponibilizados na Plataforma Freire, permanece cadastrado para a próxima oferta do curso.

Mais informações no site www.uft.edu.br/parfor.

Fim do conteúdo da página