Porto Nacional

Palestra sobre escrita da língua de sinais mobiliza alunos de Letras/Libras

Por Luana Nunes | Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 17h28 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 17h28

Na manhã desta sexta-feira (24), a palestra As descrições imagéticas no texto em SignWriting mobilizou alunos e professores do curso de Letras/Libras do Câmpus de Porto Nacional. Ministrada pelo professor surdo Marcos Kluber Kogut, da Universidade Federal de Goiás (UFG), o evento contou com interpretação simultânea para a língua portuguesa. De acordo com a coordenação do curso, o momento se torna oportuno para algumas discussões sobre aspectos do sistema SignWriting, que se relacionam diretamente com políticas linguísticas e educacionais.

O coordenador do curso de Letras/Libras, Bruno Carneiro, fala da importância do evento. “Muitas pessoas imaginam que as língua de sinais são ágrafas, ou seja, sem sistema de escrita, mas isso é um grande mito. A escrita da língua de sinais existe, mas infelizmente, os estudantes surdos só aprendem a ler e escrever em português. A proposta do evento é destacar os benefícios cognitivos, linguísticos, sociais e culturais do Sign Writing. Ressalto também que o curso de Letras/Libras da UFT oferece três disciplinas voltadas a esse sistema, e um dos nossos objetivos é fazer com que o estudante surdo saia da Universidade fluente na sua própria escrita”, declara.

Marcos Kogut ministra palestra no Câmpus de Porto NacionalMarcos Kogut ministra palestra no Câmpus de Porto Nacional (Foto: luananunes)

marcador(es): Porto Nacional,Home