Ciclo Cinematográfico

Debates interdisciplinares são realizados em Miracema após exibição do filme "Besouro"

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 12h58 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2017, 09h07

Na noite da última quinta-feira (23), o I Ciclo Cinematográfico Interdisciplinar exibiu o filme Besouro (João Daniel Tikhomiroff, 2009) no Câmpus de Miracema. A sessão começou com um grupo de estudantes do primeiro período que apresentou o filme. Ao público foram distribuídos textos complementares sobre a Lei 10.639/03, que aborda o ensino da história e cultura afrobrasileira nas escolas, e a Lei 12.288/10, que reconhece a capoeira como um esporte nacional no Estatuto da Igualdade Racial.

Estudantes promoveram discussão sobre o filme (Foto: Daniel dos Santos)
Após a exibição do filme, ocorreu o debate conduzido pelos estudantes. O professor e coordenador do projeto, Francisco Gonçalves, destaca como a exibição de filmes pode contribuir para o aprendizado. “A utilização do cinema na educação é um instrumento tecnológico que proporciona não só entretenimento, mas reflexão sobre as temáticas que trabalhamos. A abordagem é interdisciplinar e intercursos”.

Segundo o professor, os resultados esperados estão vinculados à capacidade do aluno em estabelecer relações entre a discussão que é feita no cineclube e às atividades de extensão, como o programa Jogando Capoeira, realizado no Câmpus. “Nosso cineclube está articulado com o CA e o DA e às disciplinas ofertadas. Os temas trabalhados nas disciplinas, como as questões indígenas e escravidão, podem ser discutidos através do cinema com diálogos críticos”.

A coordenadora recém-eleita para o curso de Pedagogia, Ana Corina, pontua sobre a importância da dimensão política na formação dos professores. “A formação não pode ficar presa só à sala de aula e leituras de textos. Que eles possam atuar, refletir, se planejar, emitir suas opiniões e participar de uma forma ativa, porque no final das contas é isso que ele vão desenvolver no contexto escolar”.
Marciano, estudante de Pedagogia, acredita que os filmes enriquecem os debates (Foto: Daniel dos Santos)
O estudante do segundo período de Pedagogia, Marciano Furtado, acredita que a exibição de filmes ajuda a apresentar outras realidades e favorece o embasamento para os debates. “O filme nos apresenta as religiões africanas, a importância da capoeira, a forma como os negros eram tratados. Dá para trabalhar em diversos aspectos, dependendo do professor, em disciplinas como história e geografia”.

A programação seguiu com a recepção aos calouros e a noite carnavalesca, organizada pela CA de Pedagogia. Esta foi a segunda sessão do I Ciclo Cinematográfico Interdisciplinar. Ao todo serão sete sessões, sempre no mesmo horário e local, distribuídas nos meses de fevereiro, março e abril. As exibições são abertas ao público, e em cada filme um grupo de alunos é responsável por encabeçar o debate após a exibição.

marcador(es): Miracema,Home