Brincadeiras e diversão na 3ª edição da Colônia de Férias no câmpus da UFT em Palmas

Publicado: Terça, 17 de Janeiro de 2017, 09h54 | Última atualização em Terça, 17 de Janeiro de 2017, 09h55

Muita gritaria e brincadeiras saudáveis marcaram o início da 3ª edição da Colônia de Férias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) . Cerca de 40 crianças de sete a dez anos participam das brincadeiras, coordenadas por professores e monitores do curso de Pedagogia.  No período de uma semana, os meninos e meninas terão a oportunidade de desfrutar de brincadeiras que os pais e avós brincavam, antes mesmo dos jogos eletrônicos existirem.

Brincadeiras são coordenadas por professores e monitores do curso de Pedagogia (Foto: João Batista/Dicom)Brincadeiras são coordenadas por professores e monitores do curso de Pedagogia (Foto: João Batista/Dicom)

Luisa Martins, sete anos, participa pela segunda vez da colônia de férias. Ela disse que gostou muito da colônia de férias do ano passado, inclusive, uma das brincadeiras que mais a agradou foi a queimada de xadrez e contou como funcionava.  “Tinha dois times, e cada um dos times tinha que proteger a rainha”, explicou. Luisa também disse que quando não está brincando na colônia de férias fica ociosa. “Eu acho que eu ia estar sentada, entediada ou assistindo televisão ou ainda mexendo no celular. entediada, sem ter o que fazer”, concluiu.

O diretor de Assuntos Comunitários da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Dimas Magalhães, falou que as crianças de hoje, como a Luisa, ficam mais fechadas em casa, brincando com jogos eletrônicos, tabletes, celular. Magalhães também falou dos benefícios que a colônia de férias pode trazer para as crianças. "Na colônia, além da prática de brincadeiras, elas também têm a oportunidade de integração com outras crianças da mesma faixa etária", pontuou.

Como a Luisa, Thialem Pedrosa, oito anos, também participa pela segunda vez das da colônia de férias. Ele contou que nos períodos em que não participa da colônia, fica em casa, mexendo no celular e brincando com os amigos. Ele revelou que se diverte mais aqui. “Eu gosto mais da colônia e eu acho melhor aqui, porque tem mais coisas para brincar”, disse.

A professora Denize Belfort é uma das monitoras e, pela terceira vez, contribui para a diversão da criançada na colônia de férias. Ela disse que se sente realizada. “As crianças ficam ansiosas para vir conhecer o câmpus. É um momento de interação. Aqui elas brincam de pular corda, da brincadeira do elástico, entre outras. São brincadeiras que os nossos pais e avós se divertiam”, completa.

Durante a participação na colônia de férias, as crianças também terão a oportunidade de conhecer alguns espaços da UFT, como laboratórios, a biblioteca e o Restaurante Universitário, além da vida acadêmica dentro da instituição.

A colônia de férias é realizada por meio de parceria entre Proex, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Tocantins (Sesduft) e o curso de Pedagogia.

marcador(es): Palmas