HDT/UFT supera expectativas de atendimentos no Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 17h44 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 11h47

No Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT), em dois dias de realização do 1º Mutirão de Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foram feitos 717 exames, superando a meta, estimada em 450 para essa ação. Em todo Brasil, somaram-se 3.552 atendimentos à usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 22 Estados e do Distrito Federal, nos 39 hospitais universitários federais filiados, beneficiando pacientes com cirurgias, exames e consultas.

Com início na quarta (30) e encerramento na quinta-feira (1º), as atividades do HDT/UFT na cidade de Araguaína (TO) abrangeram testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis, aconselhamentos pré e pós testagem, além de distribuição de preservativos e de panfletos educativos.

Realização do teste rápido durante o evento (Foto: Paulo Souza)
“Estamos bastante satisfeitos com o resultado, tivemos uma procura bastante significativa da população; o sentimento é de dever cumprido graças ao empenho de toda a equipe que abraçou a causa”, enfatizou a chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, enfermeira Ana Emília Aguiar Vasconcelos.

Para o superintendente, José Pereira Guimarães Neto, a realização do mutirão consolidou a Ebserh como rede. “Cada hospital, conforme seu perfil assistencial, dentro daquilo que podia contribuir, fez parte do evento, e isso fortalece a imagem da Ebserh; a unanimidade dos hospitais participarem é reflexo desta coesão, e desta nova política a ser adotada dentro dos hospitais universitários federais”, comentou.

Parte da equipe reunida no Mutirão Rede Ebserh (Foto: Edy César)

Rede Ebserh: Dos hospitais que contaram com atividades, 21 realizaram cirurgias. Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições disponibilizaram colaboradores. Ao todo, estiveram envolvidos mais de 7 mil profissionais dentre médicos, enfermeiros e técnicos da área de saúde.