Interpet começa nesta quinta (01) com discussão sobre os desafios do PET

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 15h57 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 10h20

Nesta quinta e sexta-feira (01 e 02), professores tutores e estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) participam do II Encontro entre os Grupos do PET da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Trata-se da oportunidade de troca de experiências e debates sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas. O evento acontecerá no auditório do bloco B.

Professor Pablo Piras (UEFS) é um dos destaque do Interpet (Foto: danieldossantos)Professor Pablo Piras (UEFS) é um dos destaque do Interpet (Foto: danieldossantos)

O evento inicia hoje com a palestra do tutor do grupo PET de Engenharias (Alimentos, Civil e Computação),  da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pablo Rodrigo Piras. Segundo ele, o PET é uma das formas mais eficazes de atender às demandas por extensão. “Através do PET, a palavra heteronomia ganhou uma nova acepção para mim. Os grupos que atuam no PET reconhecem as demandas sociais e são uma excelente resposta em função disso”.

Piras definiu que o PET é uma proposta de aprender fazendo e refletir em cima disso. Os estudantes podem ver a aplicação do conhecimento através de resultados práticos. “A gente consegue prolongar essa visão no cotidiano do estudante. Porque eles veem a necessidade das pessoas na prática”. Além disso, o PET atua como um identificador de políticas públicas ausentes.

Piras também destacou a importância dos encontros “Cada grupo tem sua forma de realizar as atividades. Nos encontros entre os grupos que atuam no PET, nós trocamos experiências e copiamos as melhores ideias”. Na sexta, haverá apresentação de trabalhos dos estudantes pela manhã e, a tarde, após reuniões segmentadas de tutores e estudantes, acontecerá a plenária final, onde serão debatidas importantes questões que nortearão as atividades dos Grupos PET da UFT nos próximos anos.

As inscrições podem ser feitas no local do evento. A programação pode ser conferida abaixo.

marcador(es): Palmas,PET