Simpósio em Agroenergia

Palestras abordam tecnologia e inovação no setor

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 10h38 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 18h20

O IV Simpósio do Mestrado em Agroenergia teve início nesta quarta-feira (30) com discussões a respeito da inovação tecnológica no setor. A abertura contou com palestras e teve ainda assinaturas de convênios para o desenvolvimento de inovações biotecnológicas. As palestras realizadas tiveram os seguintes temas: Perspectivas e Desafios dos Programas de Pós-Graduação no Brasil, com o professor Luiz Carlos Federizzi, coordenador da área de Ciências Agrárias I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biorrefinarias: Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Agroenergia, com o professor Drº Paulo Suarez, na Universidade de Brasília (UnB).

Representante da Capes, Federizzi destacou a relevância da pesquisa tocantinense (Foto: Daniel dos Santos)Representante da Capes, Federizzi destacou a relevância da pesquisa tocantinense (Foto: Daniel dos Santos)
Perspectivas e Desafios dos Programas de Pós-Graduação
O coordenador da Capes, Luiz Carlos Federizzi, defendeu em sua palestra como o potencial dos pesquisadores deve ser desenvolvido. “O aluno tem que se tornar melhor do que o professor. Senão é um desperdício. É necessário dar a oportunidade de mudar o futuro”.

Federizzi acrescentou que é preciso rever a visão que as pessoas têm sobre a parceria das universidades com empresas privadas. “Diferentemente do que se pensa, com as parcerias o dinheiro privado é transformado em investimento público. As empresas também precisam passar a confiar na tecnologia desenvolvida nas universidades”.

Outra questão destacada pelo representante da Capes foi sobre a característica das pesquisas no Tocantins, que se dedicam a resolver os problemas locais. “Essa região tem uma característica muito específica. Qual a região do mundo que tem essa transição de biomas daqui do Tocantins? Não existe modelo a ser copiado. Tem que ser criado”.

Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Agroenergia
Na parte da tarde, em prosseguimento ao Simpósio do Mestrado em Agroenergia, foi realizado no auditório do Bloco III, o minicurso denominado Planejamento de Experimentos na Indústria, que começou as 14h e prosseguiu até as 18h. A palestrante foi a professora Drª Maria Isabel Rodrigues, da Universidade Estadual de Campinas, que explanou sobre as diversas etapas de como fazer um planejamento de ensaios nos processos industriais.

Pesquisadora Maria Rodrigues durante minicurso sobre planejamento de experimentos na indústrias (Foto: João Batista)Pesquisadora Maria Rodrigues durante minicurso sobre planejamento de experimentos na indústrias (Foto: João Batista)
Maria afirmou que para se obter os resultados desejados é preciso aplicar nos estudos a ferramenta de estatística para pode quantificar os resultados estudados e assim, evitar menos erros na produção industrial. “A ferramenta estatística é muito mais assertiva, você faz menos ensaios, a probabilidade de chegar a condições ótimas é muito maior, o que vai impactar no menor tempo, e no menor custo”.

Segundo ela, na prática o planejamento funciona como na vida acadêmica, porque primeiro se planeja, estudas os impactos de cada variável e a partir disso se tem a resposta.

O minicurso continua nesta quinta-feira (1º), nos horários de 8h às 16h.

A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

marcador(es): Palmas